Mostra Educacional promove integração entre comunidade e escola da Costa Norte à Costa Sul de São Sebastião







Foto: Beatriz Rego | PMSS

Legenda: Atividades movimentam todas as escolas da rede municipal de São Sebastião








A sétima edição da Mostra Educacional “Encanto em todos os cantos” em São Sebastião agitou todas as escolas da rede municipal na última sexta-feira (7), da Costa Norte à Costa Sul. O evento, que neste ano teve um formato diferente, emocionou e divertiu estudantes, professores e visitantes que acompanharam as exposições.

Vida saudável, esporte na escola, boa alimentação, contos e histórias infantis, música, meio ambiente, exposições folclóricas e culturais, foram alguns dos temas trabalhados pelas unidades escolares que fizeram muito sucesso dentro da Mostra.

A palavra chave que definiu esta atividade educacional foi a integração. Entre todos os organizadores, de todas as escolas, a satisfação com o evento bem-sucedido foi motivo de empolgação durante todo o dia.

A coordenadora da EMEI Reino Encantado, Vivian Pinder, confirmou que a integração proporcionou, no formato descentralizado da Mostra Educacional, uma grande participação de alunos e comunidade.

Vivian explicou que as escolas EMEI Reino da Algria, EM Verena de Oliveira Dória, EM Iraydes Lobo Viana do Rego reuniram-se realizaram em um grande polo cultural na EM Topolândia. “Foi muito bom e bonito. Tivemos uma grande movimentação de pessoas o dia inteiro. A integração das famílias com o ambiente escolar foi essencial para a demonstração da grande importância da escola na vida de cada estudante. Pudemos mostrar a toda comunidade o que está sendo feito no âmbito da educação no município de São Sebastião”, disse.




Público aprova novo formato




A presença de pais e mães durante todo o dia foi intensa em todas as unidades escolares. David Carlos contou que achou ótimo poder participar das atividades junto com o filho na EMEI Pingo de Gente no Morro do Abrigo. “Se a Mostra não fosse aqui na escola, eu não teria tido a chance de ir. Foi um momento único e mágico, além de ter sido mais uma oportunidade de estar junto, aprendendo, brincando. Todos estão de parabéns”, afirmou.

Os estudantes também estavam muito felizes e ressaltaram que a conexão entre as pessoas foi muito especial. Os trabalhos de cada equipe foram expostos dentro das salas de aulas, nas quadras e nos pátios, favorecendo ainda mais a circulação da comunidade, que acabou se inteirando ainda mais das atividades.

“Nós pudemos ensinar às pessoas um pouco do nosso trabalho, as funções medicinais dos chás, a importância de uma alimentação adequada e balanceada, o uso das farinhas e grãos integrais. Foi muito bacana, uma experiência inédita, pois a participação da comunidade local foi muito grande”, explicaram as estudantes Taina Barbosa, Dayanne Emilia, Emily Barsotti, e Maria Cláudia, da EM Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo.

Show de talentos, degustação de receitas culinárias, esquetes teatrais, apresentações musicais, contação de histórias, fabricação de souvenires são apenas alguns exemplos da grandiosidade do evento.

De acordo com a professora Neusa Alves Cordeiro, que realizou a oficina de xilografia, literatura de cordel, essa é a oportunidade para os pais vivenciarem junto aos filhos, conhecendo e valorizando um pouco do trabalho desenvolvido dentro da escola.

Para o diretor da EM Professora Sebastiana Costa Bittencourt, Vitor Rodrigo Borges de Oliveira, a grande adesão por parte de toda a comunidade, inclusive os estudantes, é uma grande vitória para todos.

Clésia Lúcia, moradora de Boiçucanga e mãe da aluna Camile dos Santos, gostou muito do que viu. Segundo ela, foi um privilégio acompanhar de perto o trabalho dos filhos desenvolvidos na escola.




Costa Sul




Na EM Boracéia, os alunos participaram de diversas atividades ao longo do dia, entre elas oficinas de tapeçaria, guache, massa para modelar e xilografia, bem como da peça de teatro infantil “O segredo de Druzilla, a encantadora de siris”, da escritora Isabel Galvanese, adaptado pela assessora cultural Ana Maria Sierra Marques.

Para a professora Rosangela Pereira, esse é um momento em que os alunos aprendem diferentes linguagens por meio de atividades artísticas e que ajuda no desenvolvimento da criatividade, raciocínio e coordenação motora.

No bairro de Barra do Una as E.Ms Professora Sebastiana Costa Bittencourt e Maria Virginia Silva, também promoveram diversas oficinas, entre elas de curta metragem, atividades recreativas e releitura do livro Bambolina. Houver ainda uma exposição de maquetes retratando mudanças do meio ambiente em Barra do Una, além da apresentação do coral dos alunos sob o comando musical de Carlos Graveto e trio.

Na sede da EM Guiomar Aparecida Conceição, estiveram presentes as E.Ms Prof Nair Ribeiro de Almeida, Henrique Tavares de Jesus e Maria da Conceição, além das Emeis Branca de Neve, Sonho de Criança, Cavalinho de Pau e Alegria das Crianças, bem como as creches Primeiras Letras, que realizaram oficinas de dobradura, montagem de fotografia, releitura de Portinari e reciclagem de papel.

Ainda durante o evento, houve a exibição de filmes, exposição de fotos da APA Baleia Sahy, apresentações de maquetes, fora a apresentação de ritmos populares como o maracatu e dança de rua e o teatro ao público presente.

De acordo com a diretora da EM Henrique Tavares de Jesus, Stella Campos Mendes, a sétima Mostra Educacional faz parte da construção de conhecimentos pedagógicos das escolas, “resultado de um projeto interdisciplinar que a cada ano vem apresentando renovadas propostas”, observou.





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários