Exposição que homenageia poeta sebastianense pode ser conferida até o final de dezembro







Foto: Halsey Madeira|PMSS



Legenda: Autoridades e munícipes prestigiaram abertura da exposição



Exposição que homenageia poeta sebastianense pode ser conferida até o final de dezembro



Ao todo 15 banners estarão expostos para apreciação de moradores e turistas



Apresentações musicais e interpretação de poesias marcaram a abertura (dia 28) da Exposição “Retratando a Poesia Caiçara de Geraldo de Buta”, que pode ser conferida até o final de dezembro, no Centro de Informações Turísticas (CIT).

Idealizada pelo fotógrafo Edivaldo Nascimento, referência da preservação da história do município, com apoio de amigos e da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, a homenagem apresenta 15 banners, de 60x90 cm, com imagens e poesias escritas pelo caiçara de Buta, parte mínima de um acervo significativo sobre a história da cidade contada em versos e imagens dos pontos mais privilegiados de São Sebastião.

A abertura contou com apresentação musical do violonista, Luiz Fernando Seleghin, com apresentação da música “O sriri”, escrita por de Buta. A esposa do homenageado, Sônia Maria, cantou a música “Brisa do Mar”, a historiadora Neide Palombo interpretou poemas de Geraldo “Naquele Tempo”, “Será o Benedito” e “A canoa virou”, este último retrata a história do personagem Joaquim Libaino, pescador, descendente de família de escravos e um festivo morador da atual Vila Amélia, antes “Vila Sapo”.

O fotógrafo explicou que teve a ideia de fazer a homenagem há quatro anos e agora decidiu que a realizaria. Edvaldo conta que em sua infância ouvia de Buta declamando em plena rua e pouco entendia o significado daquela manifestação, que anos depois o inspirou a reconhecer sua importância. “Geraldo de Buta é um dos poucos poetas a retratar o caiçara e sua história com tanta fidelidade”. “Ele é um patrimônio de nossa cidade”.

O músico, Luiz Seleghin, definiu o homenageado como “O grande poeta caiçara”. Neide Palumbo afirmou que “Geraldo é o poeta, não tem outro, é ele que conta a história da cidade desde menino, tem o dom de fazer a união mágica de poesia e história”.

A secretaria de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, destacou que a noite de abertura da exposição é importantíssima para cultura local, ao reunir dois expoentes no trabalho de divulgação e preservação histórica e cultural do município.

O prefeito Ernane Primazzi destacou afirmou que a exposição é uma “justa homenagem ao poeta que tem o sentimento caiçara e retrata as histórias da cidade”.

Para o homenageado, essa é uma manifestação de um amigo de longa data, mas acima de tudo, de um artista. “Sinto uma grande satisfação por ter tido meu trabalho reconhecido por um artista, por que é isso que o Edivaldo é”. “Sinto-me emocionado”, relatou.



Serviço: O Centro de Informações Turísticas está localizado no Complexo Turístico da Rua da Praia e a exposição seguirá por todo mês de dezembro. Informações na Sectur pelo telefone (12) 3892 2620 (WS|JAC)











Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068

Comentários