Três escolas de São Sebastião promovem evento social e levam alunos para comemorar o Dia do Idoso no Lar Vicentino‏










Foto: Divulgação/PMSS

Legenda: O Dia do Idoso foi comemorado com a visita das crianças e comunidade de três escolas ao Lar Vicentino, em São Sebastião




Três escolas de São Sebastião promovem evento social e levam alunos para comemorar o Dia do Idoso no Lar Vicentino




O Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, foi marcado com muita festividade e interação entre crianças, pais e professores de três escolas municipais de São Sebastião, com idosos do Lar Vicentino.

Por meio de uma ação social, a equipe gestora das EMEIs Chapeuzinho Vermelho, Dona Laurinda e Pingo de Gente, ensinaram na prática a importância da cidadania e do respeito ao próximo.

Além de prepararem uma grande festa, houve a arrecadação e entrega de diversos itens, como fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal, roupas, acessórios. Cada um dos 19 idosos que vive no local recebeu um presente personalizado, de acordo com suas necessidades e preferências.

O projeto ainda promoveu o paisagismo numa área externa do lar, que poderá ser usado no dia a dia pelos moradores da casa. Segundo a diretora de escola Rita Ianni, tudo acabou ganhando grandes proporções, graças ao apoio da comunidade local, dos professores e funcionários das escolas.

De acordo com a coordenadora pedagógica Patrícia Teixeira Rangel Lupori, a ideia foi ajudar de alguma forma os idosos, resgatar suas histórias e fazer com que as crianças tivessem contato e entendessem a importância do respeito aos idosos. “Foi o segundo ano que fizemos esse projeto, mas a primeira vez que as crianças vieram até aqui. Ficamos muito felizes, pois elas puderam interagir bastante e comemorar com os idosos esta data”, explicou.

Para Patrícia, a campanha foi marcada pelo sim. “Não daria para realizar nada disso sem apoio e foi muito especial receber sim de tantas pessoas, quer tornaram possível essa proposta. Fizemos questão de trazer as crianças para cá, para que elas tivessem essa experiência junto aos idosos”, completou.

Cada criança pode fazer a entrega dos presentes aos moradores do lar, que mostraram alegria e emoção pela homenagem.

“Achei uma iniciativa ótima, que deve acontecer mais vezes. Os idosos precisam de carinho, atenção e ensinar isso desde cedo para as crianças é muito válido”, comentou Vivian Adriana do Nascimento, que tem um filho na EMEI Chapeuzinho Vermelho.

Outra mãe de aluno que gostou da ação foi Verônica Gonçalves Ferreira. “Esta é a primeira vez que venho ao Lar Vicentino e já quero voltar mais vezes. Foi muito importante trazer as crianças, pois entenderam um pouco de como valorizar e dar carinho aos idosos. Acho que valeu tanto para nós, quanto para eles”, disse.

A assistente social e responsável técnica pelo lar, Silvyane Prata, aprovou a iniciativa. Segundo ela, é algo muito importante para os idosos. “Ações como esta valorizam o idoso e resgatam sua autoestima, o que faz muito bem para cada um deles. Alguns idosos até conseguiram participar do trabalho de melhoria do jardim, o que fez com que se sentissem úteis e pertencentes a todo esse processo”, completou.

Para o presidente da instituição, Adailton da Silva Lopes, a iniciativa foi bastante importante, necessária e deve continuar. Ele aproveitou a ocasião para estender o convite à comunidade para visitas e interações constantes, ao longo do ano, com o público atendido pelo Lar Vicentino.





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br




Comentários