Secretaria de Educação realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla






r


Foto: Beatriz Rego | PMSS

Legenda: Professores do Eape debatem sobre inclusão nas escolas da rede municipal







A Secretaria de Educação de São Sebastião realizou no Teatro Municipal, na última sexta-feira (29), um encontro entre os professores da rede municipal de ensino do Eape (Espaço de Apoio Pedagógico Especializado). A proposta foi discutir os temas relacionados à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Segundo a coordenadora do Eape, Solange Cristina Cordeiro Toledo da Silva, o encontro é importante porque permite que os especialistas da área debatam sobre o assunto e encontrem problemas e soluções comuns entre todos os profissionais.

“A educação como um todo no Brasil está passando por um processo de reestruturação. São Sebastião está trabalhando muito para desenvolver seu trabalho na educação especial da melhor maneira possível. As escolas inclusivas são uma realidade e fazem parte do futuro. Nos orgulhamos de tê-las em nosso município”, ressaltou Solange.

De acordo com a coordenadora, os professores têm realizado um trabalho muito bonito, que está conseguindo entender e enxergar as reais necessidades dos alunos que fazem parte do quadro de inclusão. “Sabemos que não é fácil, porém o trabalho do Eape e dos professores de apoio têm feito uma grande diferença no cotidiano de nossos estudantes, que efetivamente dependem do nosso desempenho”, completou.

A psicóloga Marcela Rodrigues Araújo ministrou uma palestra aos professores e enfatizou de que modo a afetividade dos professores contribui no processo de aprendizagem dos estudantes, em especial aos incluídos.

Marcela citou a importância de criar-se um vínculo entre o professor e o aluno. “Nós somos responsáveis pelos laços desenvolvidos. As crianças da educação infantil, por exemplo, transferem para a escola os vínculos familiares e precisamos fortalecer esse relacionamento, trabalhar com dedicação e disponibilidade”.

A palestrante afirmou também que o afeto é o impulso do ânimo e salientou que não é apenas o conteúdo pedagógico que faz com que a educação e a inclusão deem certo. “Precisamos ter envolvimento, boa vontade, e sabermos que temos que dar sempre o nosso melhor para que continuemos obtendo sucesso nos resultados da inclusão social destas crianças e jovens”, finalizou.

(BR)





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários