São Sebastião tem melhor média de aproveitamento no Ensino Fundamental II em relação a escolas do Litoral Norte de São Paulo, diz Ideb







As escolas municipais de São Sebastião conquistaram a melhor média de aproveitamento no Ensino Fundamental II, em relação a demais unidades do Litoral Norte de São Paulo. A informação tem como base a última avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado na semana passada.

O município obteve 4.7 na avaliação com estudantes do 9º ano, que é realizada a cada dois anos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

Os alunos do 5º ano também tiveram bons resultados. Eles conquistaram a média 5.4, que é superior à meta pré-estabelecida de 5.2, o que colocou a cidade em segundo lugar no ranking regional nessa etapa do ensino.

Em ambos os casos, os resultados obtidos por São Sebastião foram superiores à média nacional, que no Fundamental 1 teve 4.9 e no Fundamental 2, a média 4. Esses também foram os maiores índices atingidos por escolas sebastianenses, desde a implantação do Ideb em 2007. Na ocasião, os resultados do Fundamental 1 e 2 foram, respectivamente, 4.5 e 4.1.

É válido destacar que entre 18 escolas do Fundamental 1, dez ultrapassaram a meta estabelecida para 2013 e algumas delas já alcançaram o resultado estabelecido pelo Inep para 2021. No Fundamental 2, o mesmo ocorreu com outras quatro unidades.

De acordo com o prefeito Ernane Primazzi esses resultados são fruto de muito empenho e trabalho na educação de São Sebastião. “Temos que comemorar esses resultados, pois mostram que a qualidade de nossas escolas não para de crescer. Tudo isso só foi conquistado com bastante dedicação”, disse.

Para a secretária da educação, Angela Couto, esses resultados são de grande importância, pois mostram que o trabalho realizado na Rede Municipal de Educação de São Sebastião está no caminho certo. “Os resultados nos ajudam a tomar decisões e dar os próximos passos, objetivando a melhora da qualidade de nossa educação. Os resultados dessa edição mostram que caminhamos na direção correta”, completou.

Ideb

O Ideb foi desenvolvido em 2007 pelo Inep com o intuito de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele é um indicador nacional que permite monitorar a qualidade da educação por meio de dados concretos. O índice é calculado por dois componentes: taxa de aprovação apontada pelo Censo Escolar e desempenho nos exames aplicados (Prova Brasil e Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

Os testes são aplicados no quinto e nono anos do Ensino Fundamental, que representam as séries finais do Fundamental 1 e 2. Os alunos respondem questões de língua portuguesa com foco na leitura e matemática, como foco na resolução de problemas.

Com os resultados desse sistema de avaliação, as secretarias estaduais e municipais têm condições de promover ações voltadas para o aprimoramento da qualidade do ensino nas diversas esferas.










Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários