Programa Ambiental da Secretaria de Educação leva coordenadores para conhecer o Arquipélago de Alcatrazes


Baixar






Foto: Divulgação | PMSS

Legenda: Visitação permite que professores entendam a realidade da área militar protegida pela Marinha







Coordenadores da rede municipal de São Sebastião participaram, neste final de semana, de uma visita técnica ao Arquipélago de Alcatrazes. A visita faz parte do programa de educação ambiental da Secretaria de Educação, em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Estação Ecológica (Esec) de Tupinambás, e o Iate Clube Barra do Una.

O Arquipélago é uma área militar protegida pela Marinha do Brasil, com acesso restrito apenas por órgãos ambientais, como IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e ICMBio.

De acordo com a Secretaria de Educação de São Sebastião, o programa que já levou mais de 30 coordenadores pedagógicos para conhecer o arquipélago, tem como objetivo conscientizar a equipe gestora da rede municipal de ensino, acerca da importância que o paraíso ecológico exerce sobre a cidade, bem como seu valor para o mundo.

O Iate Clube ofereceu um café da manhã aos professores que participaram da visitação e promoveu uma apresentação sobre a temática, a fim de que todos pudessem entender o que englobaria o passeio.

Estudantes do 9º ano e professores do ensino fundamental 2 também terão a chance de conhecer o arquipélago ainda este ano. É que o ICMBio promoverá um concurso que resultará na visita para os melhores trabalhos que abordarem a temática “Biodiversidade do lugar onde moramos”.

A diretora da EMEI Alegria das Crianças, de Boiçucanga, na Costa Sul, Ketley Fonseca, contou que a preservação ambiental do local é impressionante, com uma biodiversidade maravilhosa. “Os educadores ambientais fizeram uma palestra em alto mar que elucidaram nossas dúvidas durante toda a expedição”.

Ketley afirmou que o programa ambiental da Seduc alia teoria e prática, o que permite aos gestores vivenciarem a importância que o patrimônio ambiental tem. “Devemos valorizar e conscientizar os alunos desde cedo. Informar as crianças sobre a biodiversidade da área e reforçar que ela pertence a São Sebastião e enfatizar sua importância para o mundo”, completou.

(BR)



Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários