Prefeitura começa implantação de tubulação para escoamento de águas pluviais na Vila Barreira, em Cambury‏








Foto: Divulgação | PMSS

Legenda: Serviço está em andamento para minimizar situação enfrentada pela comunidade



Prefeitura começa implantação de tubulação para escoamento de águas pluviais na Vila Barreira, em Cambury



Com aproximadamente 140 casas, comunidade local sofre com alagamentos há anos. Índice pluviométrico acima de 20mm já alaga imóveis e pontos mais baixos nas ruas



Nesta semana, a Prefeitura de São Sebastião iniciou a colocação de tubos para o escoamento das águas pluviais na Zeis (Zona de Especial Interesse Social) Vila Barreira, em Cambury, na Costa Sul do município.

A obra é desenvolvida pela equipe da Regional Boiçucanga, divisão ligada à Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), sob a coordenação do diretor Giovani dos Santos, o Pixoxó.

Segundo informações, a comunidade reivindica há anos uma solução para o problema, que piorou devido adensamento do local. “A situação é crônica durante e após as chuvas, já que ruas e casas ficam alagadas”, falou o diretor.

De acordo com ele, a tubulação captará a água das ruas um, dois e três, além da marginal conhecida como Barreirinha.

A previsão é de que sejam implantados aproximadamente 120 tubos de concreto de 0,80cm e mais 80 de 0,60cm, totalizando 200 metros lineares. Tais medidas, conforme a Seadre, devem solucionar o drama enfrentado pelas famílias. “A dimensão dos tubos foi aumentada visando vazão mais rápida e eficiente da água”, acrescentou Pixoxó.

Rio-Santos

O escoamento será direcionado para o sistema de drenagem da rodovia Rio-Santos, já que a Zeis fica ao lado.

A Vila Barreira é um dos locais constantemente monitorados pela Defesa Civil na região, principalmente em ocasiões de altos índices pluviométricos. “Com meia hora de chuva ou índice acima de 20mm, a água atinge 0,35cm de altura em alguns pontos mais baixos”, destacou Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, chefe da Defesa Civil. “Já houve situação em que tivemos que remover algumas famílias de suas casas porque a chuva foi muito forte e causou inundação”, lembrou.

Dados da Sehab (Secretaria de Habitação e Planejamento) revelam que o local possui cerca de 140 imóveis, sendo que desse total 118 tem IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) lançado junto ao cadastro da Prefeitura. Com relação ao número de habitantes, a divisão responsável pelas Zeis no município informa que há, pelo menos, 450 moradores.




















Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários