Curso de Assistente Administrativo destinado a portadores de necessidades especiais é iniciado em São Sebastião







Um grupo de 16 alunos, portadores de necessidades especiais, tiveram nesta segunda-feira (15) a primeira aula do curso de Assistente Administrativo. A ação é promovida por meio de uma parceria entre Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Empresa Queiróz Galvão do, Rio de Janeiro, e Prefeitura de São Sebastião, por meio do CIP (Centro Integrado Profissionalizante).

A proposta surgiu porque a Queiroz Galvão contratou boa parte dessas pessoas, com idades variadas, para atuarem pela empresa no Litoral Norte e, para qualificar a mão de obra, firmou convênio com o Senai. O CIP, por sua vez, cedeu o espaço para a viabilização do curso, que terá duração de 160 horas e ocorrerá diariamente das 13 às 17h.

As inscrições dos participantes foram realizadas via internet e pelo cadastro do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São Sebastião.

Para a secretária da educação, Angela Couto, essa parceria é de grande importância, pois é uma forma de contribuir para que as pessoas com dificuldades especiais consigam a superação e um espaço num mercado de trabalho, cada vez mais competitivo. “Hoje em dia as empresas reservam 5% de suas vagas para portadores de dificuldades especiais, mas ainda é pouco em relação à demanda. Por isso, é preciso estar muito bem qualificado para conquistar uma colocação”, disse.

Carlos Ortunho Serra, diretor do Senai de São José dos Campos, também destacou a importância da iniciativa. “Essa qualificação pode mudar a vida desses alunos. Tudo vai depender da atitude e empenho de cada um”. Para o diretor, a assiduidade nas aulas e dedicação fará toda a diferença no processo. “Nosso objetivo é transformar as pessoas por meio do ensino. Tem que sair melhor do que entrou, mas além do trabalho do professor, é preciso que o aluno tenha vontade e motivação”, concluiu.

A coordenadora do CIP, Rosângela Almeida, comentou que a parceria resultará num ganho muito positivo. Segundo ela, o curso atenderá as necessidades específicas do grupo, no qual há alunos com baixa visão, baixa audição, dificuldade de mobilidade, entre outros. “Entendemos a importância da qualificação profissionais e temos trabalhado sempre para ampliar os cursos, de modo que atendam nossa demanda. Sabemos a diferença que fará para essas pessoas e por isso entramos na parceria para que mais esse curso fosse promovido aqui no Centro Integrado”, finalizou.





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários