Transpetro realiza novo treinamento de Agentes Ambientais em São Sebastião






Foto: JC Curtis




 Depois dos pescadores de Caraguatatuba, chegou a vez da Colônia Z-14, de São Sebastião, participar do curso de Agentes Voluntários de Defesa Ambiental, realizado pela Transpetro. Nesta segunda-feira (25/08), 30 alunos sebastianenses asssistiram às palestras na Videoteca local e fizeram treinamento no mar da região, próximo ao Rancho Pararanga. O curso é voltado para a capacitação das comunidades do entorno do Terminal Almirante Barroso (Tebar).

Na próxima segunda-feira (01/09), o curso será ministrado para 30 pescadores da Colônia Z-6, de Ilhabela. As palestras serão realizadas nas instalações do Hotel Pelicano, em Barra Velha. Já as atividades práticas acontecerão na praia em frente ao estabelecimento.

“Fizemos um treinamento parecido há uns dez anos. Mas tudo muda. Então, precisamos nos atualizar e essa ação nos trará novos conhecimentos. Adorei a iniciativa. A parceria com a Transpetro é sempre boa”, comemorou Manoel Paulino da Silva, presidente da Colônia Z-14.

O curso inclui lições teóricas sobre diversos temas, com informações que abrangem desde aspectos da indústria do petróleo, a Petrobras, a Transpetro e o Tebar, até conceitos sobre o papel dos agentes ambientais e a segurança do homem no mar no uso de equipamentos e embarcações. A parte da tarde é dedicada aos exercícios no mar, pondo em prática as lições aprendidas. O objetivo é fortalecer o relacionamento da Transpetro com a comunidade de pescadores e maricultores do Litoral Norte de São Paulo e preparar esses profissionais para participar de exercícios simulados e de eventuais incidentes no mar.

As inscrições para o curso, que tem o apoio da Petrobras, foram voluntárias e ultrapassaram as expectativas da Companhia. Novas turmas serão abertas ainda em 2014.

Comentários