Reis defende incentivos ao Projeto Guarda Mirim







Vereador pede informações sobre parceiros do programa que visa dar oportunidades aos jovens da cidade
Transformar os jovens pela educação e conceitos de respeito e cidadania é a principal proposta do Projeto Guarda Mirim instituído pela Prefeitura de São Sebastião pela Lei 2002/2009. Com o objetivo de mostrar a importância do programa desenvolvido no município com adolescentes, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) solicitou informações à administração municipal sobre a adesão de parceiros no desenvolvimento do projeto, por meio do requerimento 405/2014 aprovado em plenário.
Reis frisou o valor do projeto que também objetiva “a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, bem como o desenvolvimento de programa socioeducativo de atendimento qualificado ao adolescente, na faixa etária entre 14 e 17 anos, com cursos voltados à formação profissionalizante”, como apontou em sua propositura. Ele também explicou que “as ações pedagógicas são pautadas nas necessidades dos alunos e na demanda profissional da região, sendo que a absorção no mercado de trabalho é possibilitada pela lei 10.097/2000, conhecida como Lei do Jovem Aprendiz”, acrescentou.
Como o projeto prevê incentivos fiscais aos empregadores que aderirem à proposta de parceria com a Guarda Mirim, o vereador questionou a Prefeitura sobre o número de empresas ou parceiros que apóiam a iniciativa, além da situação atual do trabalho realizado e o total de jovens beneficiados até agora. Reis também quer saber quais as atividades promovidas com esses jovens e quantos já foram inseridos no mercado de trabalho. O vereador também quer informações sobre dificuldades enfrentadas para o andamento do Projeto Guarda Mirim e se é possível ampliar sua divulgação para atrair mais empresas e comércios interessados em participar da iniciativa.
Para Reis, essas parcerias são fundamentais para a formação profissional dos jovens em várias áreas de atuação. O vereador Gleivison Gaspar (PMDB) parabenizou Reis pelo requerimento considerado oportuno. Ele criticou a falta de opções na cultura, esporte e educação e questionou qual projeto de geração de emprego existe para os jovens do município.








Foto: Jorge Mesquita/IL

Comentários