Palestra sobre projeto “Visão Costeira” é ministrada para alunos de Barra do Una






Foto: Ricardo Faustino/PMSS

Legenda: Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito, esclarece objetivo da iniciativa






Cerca de 40 alunos da EM Sebastiana Costa Bittencourt, situada em Barra do Una, na Costa Sul do município, participaram nesta quarta-feira, 27, de palestra ministrada pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólitodo Rego, sobre o projeto “Visão Costeira”.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação na rede municipal de ensino e já envolveu aproximadamente 1.500 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Com a projeção de imagens em um telão, o secretário mostrou o que consiste a proposta, que tem vários objetivos. Um deles é percorrer o município via mar para observar vários ambientes: terrestre e marinho.

Durante o trajeto, os alunos devem constatar os processos de ocupação antrópica, desenvolvimento urbano e a atual condição ambiental do percurso. “Vocês moram em uma região especial, com áreas protegidas e um ecossistema importante. Conhecer melhor o lugar onde se vive é uma maneira de passar a ter consciência da importância da preservação e, assim, cuidar do meio ambiente”, acredita Hipólito.

Como em outras unidades escolares que já participaram a palestra sempre ocorre um dia antes da navegação, que só não acontece em caso de condições climáticas não adequadas.

Escuna

Os participantes de Barra do Una terão a aula extraclasse e/ou passeio nesta quinta-feira, 28, com saída da praia de São Francisco, na área central da cidade. A bordo de uma escuna, os alunos poderão desfrutar da diversidade ambiental do município, passando por mangues, praias, costões rochosos, entre outros.

No decorrer do percurso, eles ouvirão as explicações do secretário e deverão registrar tudo o que veem por meio de fotografias e vídeos. Há possibilidade, inclusive, dos alunos conseguirem flagrantes ambientais com animais marinhos, como golfinhos e tartarugas, e até de encontrar lixo – realidade negativa provocada pela péssima conduta de algumas pessoas.

Para a classe estudantil, o projeto é bem interessante. “Espero conseguir bons flagrantes, como ver golfinhos e não encontrar poluição. Nunca participei de nada parecido e tomara que o tempo esteja bom para a gente aproveitar”, fala a aluna Heloísa Helena Silva dos Santos, 12, moradora em Boraceia há pouco mais de dois anos.

Continuidade

O material coletado será comparado com os dados da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), assim como catalogado e documentado. A ideia também é que o projeto tenha continuidade na escola, através de trabalhos ou outras atividades produzidas pelos alunos.

De acordo com o secretário, outra finalidade da iniciativa é construir um acerco sobre a cidade com tudo o que foi registrado pelos alunos e utilizá-lo, eventualmente, em pesquisa científica e/ou planejamento urbano.

O VisãoCosteira também já contou com a participação de aproximadamente 30 professores da rede municipal de ensino, os quais tiveram aula prática de Geografia. Os educadores lecionam as disciplinas de Geografia, História e Ciências. O curso de formação “Atlas Ambiental” foi realizado em quatro módulos.

Projeto Bijupirá

Em Barra do Una, o mesmo grupo de alunos também recebeu informações do gerente comercial da empresa Maricultura Itapema, Domingos LLorca, sobre o projeto Bijupirá, que é desenvolvido na cidade.

O trabalho é realizado em espaço situado na Praia Grande (antigo Balneário dos Trabalhadores) e consiste em um laboratório de produção de alevinos (larva do peixe logo após seu nascimento), sem qualquer ônus ao município, o qual será conhecido pelos estudantes nesta quinta-feira, 28.

O projeto sustentável é o único no país em funcionamento e visa melhorar as condições de vida da comunidade sebastianense. Uma delas é oferecer opção para diversificar sua atividade gerando aumento da renda e assegurando o direito do pescador retirar o seu sustento dos ecossistemas marinhos.

O Bijupirá é um peixe nativo presente na costa brasileira apreciado pelo sabor e textura da sua carne. A espécie possui importantes características como crescimento acelerado e excelente conversão alimentar.





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários