III Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé movimenta a Praça Pôr-do-Sol em Boiçucanga




Cristiane Castro | PMSS

Ossobanda agita a noite de sábado no Arraial bem movimentado com a presença de moradores e visitantes

Chefs convidados fizeram da festa uma atração especial para moradores e visitantes

Um grande público prestigiou o III Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé realizado com apoio da Prefeitura na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul durante todo o fim de semana.

O evento teve por objetivo principal a integração entre os grandes nomes da gastronomia nacional e os alunos do projeto além de arrecadar fundos para a construção da sede própria situada no bairro.

Chefs renomados do Litoral Norte, da capital paulista e vários Estados, marcaram presença e agradaram a todos com seus pratos típicos garantindo o sucesso de público durante os três dias de festa.

Em um verdadeiro festival gastronômico, foram apresentadas aproximadamente 30 especialidades de pratos salgados e doces, entre eles, Choripan Porteno, Quesadilha de Frango, Pastéis Gourmet, Hot Dog Gourmet, Cebiche de Pescada em Suco de Tomate e Milhos Andinos, Creme de Provolone, Arroz Lambe-Lambe, Paella Brasileira, Wrap de Carne Louca, Porco Assado, Arroz com Cordeiro, Coxinhas, Sanduíche de Costela, Raviolli com Mussarela de Búfsala, Empanadas, Arroz de Bacalhau, Caldo de Alcachofra, Cozido de Favas com Chorizo e Mocotó com Batatas, Hamburguer Meats, Yakissoba, Arroz Doce com Caramelo, Cupcake, Arroz Doce com Caramelo, Queijadinha.

Além de boa comida, o Arraial oi animado pelas bandas locais, Pegada Segura, Ossobanda, Projeto Arandu, Batatas Podre e Tapa na Orelha (TNO) que entretiveram moradores e visitantes ao longo de três noites.

De acordo com o chefe curador Eudes Assis, o grande objetivo da iniciativa é fazer com que os alunos do projeto tenham um contato com nomes importantes da gastronomia nacional. “A maioria destes nomes já estive conosco aqui no Buscapé e, por conta disso, fiz novamente o convite para retornarem à cidade para promover esta integração entre chefe e aluno”, comentou. “As crianças ficam maravilhadas com o requinte e as dicas dadas por eles. Isto é, sem dúvida, um estímulo muito grande para a turma”, acrescentou.

Assis disse ainda ser o intuíto do projeto, além de dar uma formação para a garotada, resgatar a culinária caiçara e seus pratos típicos. “Sou caiçara nascido e criado aqui em São Sebastião e graças à gastronomia tive a oportunidade de conhecer muitos lugares no mundo”, afirmou. “Espero que esta meninada também tenha esta chance e, principalmente, que consiga resgatar nossos pratos típicos para difundi-los mundo a fora”, frisou.

Toda a renda arrecadada tem como principal objetivo garantir a construção de uma sede própria para o projeto. “São estas ações que geram verbas para que consigamos expandir mais ainda o nosso projeto que atualmente atende 120 crianças com idade entre 7 e 14 anos”, disse o chef sebastianense.

Para a moradora de Juquehy, Célia de Matos, 35, que prestigiou o Arraial pela terceira vez, a qualidade das comidas servidas, o preço e a boa música têm garantido o sucesso da festa. “A cada ano esta festa só melhora”, comentou.

De acordo com Jonas Ferreira, 42, de Cambury, foi um privilégio estar em contatos com grandes nomes da gastronomia e saborear seus pratos deliciosos.

Além do apoio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), o evento contou também com a colaboração da Segur (Secretaria de Segurança Urbana) por meio da Ditraf e GCM. A Polícia Militar também acompanhou de perto a festividade garantindo a integridade física dos presentes.

O projeto

Há oito anos o projeto Buscapé desenvolve junto à comunidade infanto-juvenil um trabalho para a formação de mais de 100 alunos das escolas de bairros da Costa Sul, com oferta de atividades extraescolares, ou seja, esportes, artes e culinária com a colaboração de muitos voluntários liderados pelo cabo William Silvério de Freitas, criador do projeto. A Polícia Militar e o Ministério Público também são peças importantes para o sucesso do projeto.

As aulas de cozinha tiveram início há três anos com o sebastianense Eudes Assis, chef premiado, em parceria com a professora Claudia Jardim, hoteleira local. Ambos são responsáveis por organizar e promover as aulas de gastronomia para as crianças, sempre com a participação de um profissional do mercado convidado para se apresentar em uma aula.

Durante esse período, foram mais de 80 chefs, cozinheiros, produtores e empresários da gastronomia presentes em Boiçucanga para ensinar receitas, dar dicas e ainda transmitir importantes lições de cidadania e de vida para os jovens aprendizes. “Despertar o interesse dos meninos e meninas para a Gastronomia e Hospitalidade pode abrir horizontes inimagináveis, deixando o sonho de uma vida melhor bem mais próximo”, disse o chef Eudes. “Isso ainda promove a consciência social e política, transformando nossas crianças em cidadãos comprometidos”, acrescentou.

(CC/RF)



Fonte: Depto de Comunicação

Comentários