Crianças do Garoçá saem às ruas e fazem pesquisa junto aos moradores sobre o consumo de água




Divulgação

Alunos do Garoçá pesquisam sobre o consumo de água com moradores da Enseada

Iniciativa faz parte do projeto Tecendo as Águas, em parceria com o Instituto Supereco

Um grupo de alunos do projeto Garoçá, instalado na Enseada, Costa Norte do município, realizou nesta semana um trabalho extra-classe ao sair pelas ruas do bairro e pesquisar junto aos moradores sobre o consumo de água.

De acordo com a coordenadora Luciana Gallani, o Garoçá tem parceria com o Instituto Supereco e a iniciativa faz parte do projeto Tecendo as Águas. “Começamos em julho, junto com a professora de Apoio Pedagógico, Fabiana Medeiros, um trabalho com o tema “Água”, que envolve todas as nossas crianças”, disse.

Segundo informou, as ações começaram dentro de sala de aula com os vídeos “A importância da água e a situação da água no Brasil”, para conscientizar os pequenos alunos. “Em sala de aula trabalhamos com crianças de 4º e 5° ano, o livro ‘Saberes das Águas’, com história da Bacia de São Francisco, uma realidade no bairro São Francisco, em nossa cidade, que foi adaptado pela professora Fabiana para a nossa realidade aqui na Enseada, onde o abastecimento é feito pela Bacia de Juqueriquerê, uma realidade desconhecida pela nossa comunidade”, explicou Luciana.

Ainda conforme a coordenadora do projeto Garoçá, entre o material didático trabalhado com as crianças, há caça-palavras com os temas sobre como economizar e como utilizar a água na alimentação. “O livro ainda fala sobre o solo saudável, estimula a contação de histórias e também tem várias notícias sobre o tema Água”.

Em um mesmo momento com parceria da professora de Yoga, Aryta Straioto, a professora Fabiana montou o questionário entregue às crianças que saíram a campo fazer para proceder com a pesquisa pelas ruas próximas ao projeto. O grupo saiu acompanhado pela professora Aryta.. “O objetivo é coletar dados para que este trabalho proporcione um debate e seja posteriormente levado à comunidade os resultados”, observou Luciana.

Além disso, a professora de dança, Mariana Bombom, montou uma coreografia com o mesmo tema; paralelamente, os professores Glauber Ferraz de Educação Física e Rogéria Cozendey de Judô trabalham a questão da água, por meio de atividades recreativas, a exemplo dos jogos de tabuleiro e atividades que estimulem a conscientização da economia do uso. “O intuito deste projeto em parceria com o Supereco é que todos da equipe façam em conjunto um trabalho de conscientização para que nossas crianças sejam multiplicadores de opinião e conhecimento”, concluiu a coordenadora.

O Garoçá, desenvolvido pela Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), atende crianças dos 6 aos 12 anos de idade.

(RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários