Campanha “Bombeiro Sangue Bom” começará nesta quinta-feira




Luciano Vieira | PMSS

Doadores terão dois dias para participar da ação beneficente

A cidade receberá esta ação solidária ao Hemonúcleo de Taubaté em duas datas específicas

Começará nesta quinta-feira (3), mais uma campanha “Bombeiro Sangue Bom”, desenvolvida pela Secretaria de Estados dos Negócios da Segurança Pública em comemoração ao Dia do Bombeiro, celebrado em 2 de julho. Neste ano, ao contrário dos outros, São Sebastião contará com dois dias para participar desta ação solidária ao Hemonúcleo de Taubaté responsável por abastecer o Litoral Norte.

Assim como acontece já há algum tempo em todas as corporações paulistas, o efetivo do Corpo de Bombeiros local se mobiliza para doar e conquistar doadores com o intuito de ajudar na manutenção do banco de sangue taubateano, visto o município não contar com um hemocentro.

Quem quiser cooperar com a campanha, poderá escolher entre os dias 3 e 23 de julho, para apoiar a iniciativa. Na primeira data, a coleta será feita no posto de Bombeiros e na segunda, no Tebar Praia Clube, ambos na região central da cidade.

Mas vale lembrar ser necessário atender a algumas condições básicas, entre elas, ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e ter dormido bem na noite anterior à doação. Não há necessidade de estar em jejum, basta apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos antes de doar.

Autorização

Outro aspecto relevante diz respeito aos menores de idade, que devem ter o consentimento formal do responsável e comparecer à coleta acompanhados pelo mesmo e este, munido de documento oficial com foto. Outro esclarecimento refere-se aos doadores de primeira viagem; para estes, a idade máxima é de 60 anos.

Além disso, todos, sem exceção, devem apresentar no ato da doação um documento oficial com foto, podendo ser RG, Carteira de Trabalho ou de Habilitação.

Após a doação, o voluntário deve ingerir bastante líquido e evitar atividades de esforço físico, conduzir veículos de grande porte, operar maquinário de alto risco, subir e descer escadas.

Entrevistas

Antes de proceder com a doação, o doador passa por um crivo de perguntas a fim de detectar certos empecilhos. Isto é, alguma doença transmissível pelo sangue, tatuagem e/ou piercing feitas há pelo menos um ano e uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Outros critérios, mais específicos, são igualmente avaliados, porém de forma individual, no momento da entrevista com um profissional de saúde do Hemonúcleo.

Serviço: O posto dos Bombeiros fica na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 1111 e o Tebar Praia Clube, na Praça Almirante Barroso, 2. As coletas começarão às 10h e terminarão às 12h.

(RF)





Fonte: Depto de Comunicação

Comentários