Trabalhos manuais de pacientes dos Caps I e AD estão expostos no Paço Municipal até sexta-feira (16)




Luciano Vieira | PMSS

Exposição está no saguão do Paço Municipal das 9 às 17 horas

Segue até a próxima sexta-feira (16) a exposição e comercialização de objetos produzidos pelos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSI) e Álcool e Drogas (AD). Entre as peças estão cerâmicas, pinturas, bijuterias e sabão ecológico. A exposição é apenas uma das atividades programadas para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial em São Sebastião.

Nesta quarta-feira (14) a Videoteca Municipal abre as portas para exibir filmes com temas voltados à área da saúde mental e após a apresentação – que acontece entre as 14h e 17h – profissionais do CAP’s farão a mediação de discussões que envolvem o tema. Entre os títulos escolhidos para nortearem o bate-papo no final do evento estão os premiados “O Bicho de Sete Cabeças” e “Mentes Brilhantes”

Já no domingo, 18, dia em que se celebra a Luta Antimanicomial no Brasil a partir das 19h haverá a apresentação de coral e dança folclórica feita pelos pacientes do CAPS em frente a sede da Secretaria de Turismo, na Rua da Praia.

De acordo com o articulador de saúde mental do Município, Ubirajara Nascimento desde a implantação das novas diretrizes que envolvem a saúde mental o tema vem sendo discutido em várias esferas governamentais de uma maneira em que os pacientes possam ser tratados no convívio com a sociedade. “Antigamente a política era sempre de internação para os pacientes que sofriam com distúrbios mentais. Hoje, e de alguns anos para cá esta concepção vem mudando e principalmente com a implantação dos CAPS nós conseguimos trazer esta população para a convivência com a sociedade e, inclusive, para a convivência com os próprios familiares”, enfatiza.

Nascimento destaca também o importante trabalho realizado em São Sebastião desde a inauguração do CAPS I e principalmente com a implantação do CAPS AD especificamente voltado para o atendimento de pacientes com problemas de álcool e drogas. “São Sebastião tem hoje uma boa referência quando o assunto é tratamento de saúde mental. Nos últimos anos tivemos avanços muito importantes para a área e continuamos batalhando para que novos procedimentos sejam implantados e cada vez mais proporcione um atendimento digno e melhor aos nossos pacientes”.



O dia 18 de maio

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru (SP), ocasião em que foi lançado o primeiro manifesto dos trabalhadores em saúde mental por uma sociedade sem manicômios.

(JC/VM)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários