Secretaria da Educação promove formação de informática para professores da rede municipal



Beatriz Rego/PMSS

Coordenadores apoiam iniciativa da Seduc em promover formações

Os coordenadores de fundamental I e II da rede municipal de ensino de São Sebastião participaram de uma formação em informática, na última semana. O curso foi oferecido pela Secretaria de Educação e ministrado pelo professor e técnico pedagógico Ernesto dos Santos Neto. O encontro aconteceu na EM Topolândia e teve duração de dois dias.

A proposta pedagógica baseada no construcionismo foi intitulada de “Informática aplicada à educação como recurso pedagógico”, e teve como objetivo promover uma maior integração entre o professor e os recursos tecnológicos disponíveis na rede.

Segundo Neto, os professores irão se apropriar com mais exatidão das ferramentas disponibilizadas no pacote Linux Educacional, que é utilizado pelas escolas, que foram anteriormente cedidos pelo Ministério da Educação.

De acordo com o técnico os professores terão acesso total aos materiais de apoio, oferecidos em sites oficiais, com conteúdos a serem aplicados dentro da sala de aula, a fim de integrar conhecimento e tecnologia.

Neto ainda ressaltou que dinamizar as aulas e torná-las mais atrativas é o objetivo da formação. “Estamos mostrando maneiras em que a tecnologia possa ser contextualizada, para que a informática possa ser usada como recurso tecnológico na educação”, garantiu ele.

A professora Elisabeth D’Agostini, coordenadora da EM Sebastiana Costa Bittencourt, em Barra do Una, na Costa Sul, afirmou que a formação é muito importante, pois apresenta novos métodos de ensino. “Estamos absorvendo ao máximo para depois repassarmos para toda nossa equipe na escola”.

Já a coordenadora de fundamental I da EM Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz, região Central, Cleide Carlos Cristiano, ressaltou que os aplicativos disponibilizados no sistema operacional são bastante atrativos e que se usados da maneira correta vão incentivar e facilitar a aprendizagem dentro da sala de aula”, declarou.

(BR)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários