Espaço Chão Caiçara recebe alunos do Pronatec para um café caiçara



Divulgação

Alunos conheceram o espaço e participaram de um bate papo

O Chão Caiçara, local dedicado à cultura e ao artesanato tradicional na Rua da Praia, recebeu na noite desta terça-feira (27), o primeiro encontro para falar de cultura caiçara com alunos do Pronatec. O evento foi organizado por Jucilei Pereira e pelo artesão Nicinho.

O café caiçara teve uma mostra de artesanato, bate papo com os estudantes e visita monitorada para o conhecimento do espaço. Estiveram presentes os estudiosos e defensores da cultura caiçara, mestre Reinaldo Joaquim de Santana, o Contrapino, a escritora Maria Angélica e o canoeiro Evaldo Pereira, acompanhados pelo artesão, Lindomar dos Santos. Todos falaram sobre a cultura em sua área de atuação.

Após o bate papo, foi oferecido café de garapa com bolinhos aos presentes. Ao todo, quase 30 pessoas, alunos da UniBR, do Curso de Turismo, mais precisamente da disciplina de Manifestação Cultural, participaram do encontro.

Segundo Nicinho, os estudantes se mostraram bem interessados nos assuntos abordados. “Eles estavam bem participativos; à medida que falávamos, iam surgindo perguntas. Foi um ótimo encontro, bem interessante para ambas as partes”, disse.

Ao final do evento, ficou definido que haverá outro encontro na finalização do curso, em meados de outubro. A ideia é continuar com essas reuniões, uma vez que outros professores se mostraram interessados em trazer mais alunos. O projeto pretende abrir a escolas públicas também.

Para o artesão, os alunos seriam os futuros multiplicadores da cultura tradicional. “Nossa turma (geração), já está ficando velha e um dia não estará mais aqui, se pelo menos 10% desses alunos seguirem a linha da cultura caiçara, se levantarem essa bandeira, já está bom”, comentou. “É muito difícil conseguir multiplicadores, trabalhar com cultura é pra quem tem amor. O Chão Caiçara veio com a ideia de agregar valores através de eventos como este”, concluiu.

No evento é cobrada uma pequena taxa por participante para gerar renda aos artesãos que pretendem montar uma associação.

Serviço: Os interessados em montar grupos e agendar um evento como este, podem ligar para o Nicinho, responsável pelo Chão Caiçara, pelo telefone: (12) 98126-0598.

(CH/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários