São Sebastião ultrapassa meta e imuniza 102% de meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV




Divulgação

As doses da vacina continuam a disposição nas unidades básicas de saúde do Município

A Secretaria de Saúde de São Sebastião vacinou 102,48% das meninas entre 11 e 13 anos contra o papilomavírus humano (HPV). Com isso, a cidade conseguiu ultrapassar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que era de 2.050 meninas. A campanha de vacinação nas escolas municipais terminou na última quinta-feira (10), mas, a dose continua a disposição em todas as unidades de saúde do Município.

Na avaliação do diretor da Vigilância Epidemiológica, Elias Cecílio, a cidade garantiu uma imunização de praticamente todas as meninas dentro da faixa etária da campanha. “Superamos bastante a meta determinada pelo Ministério da Saúde que é de 80% do público alvo”, afirma.

A vacinação é importante para a prevenção do câncer de colo de útero. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

A doença

O HPV é o causador do câncer de colo de útero e, inicialmente assintomática, a infecção pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

(JC/VM)





Fonte: Depto de Comunicação

Comentários