Guardas Municipais recebem certificação para atuarem como agentes de trânsito




Halsey Madeira/PMSS

GCM receberam o certificado e a partir de agora podem atuar como agentes de fiscalização de trânsito

A Secretaria de Segurança Urbana (Segur) promoveu na manhã desta sexta-feira (11) a cerimônia de encerramento do curso de capacitação profissional destinado aos Agentes de Trânsito e aos 56 homens da Guarda Civil Municipal (GCM) que, a partir de agora, passam também a atuar como agentes de Operação e Fiscalização de Trânsito, além de suas atividades normais do dia a dia.

Durante pouco mais de um mês os guardas tiveram aulas sobre normas legais, sistema nacional de trânsito, normas gerais de circulação e conduta, postura profissional e atitudes, procedimentos operacionais, auto de infração, gestos e apitos.

Todo o conteúdo consta no projeto de capacitação profissional de trânsito desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os guardas darão suporte para os agentes de trânsito e se por acaso durante o patrulhamento avistar algum tipo de infração sendo cometida, terão autonomia para autuar os infratores.

Isto também dará mais rapidez ao serviço de fiscalização principalmente de denúncias que chegam ao Centro de Operações Integradas (COI) que poderá identificar a viatura mais próxima para realizar o atendimento à população.

Para o secretário de Segurança Urbana, Múcio Mattos Alvarenga, estas novas atribuições da GCM são benéficas para o avanço da instituição. “Sem dúvida nenhuma este é um grande passo para melhorar a guarda que a partir de agora exercerá mais um importante papel dentro da sociedade auxiliando os agentes na fiscalização do trânsito em nossa cidade”, disse.

O prefeito Ernane Primazzi também fez questão de ressaltar a importância da GCM para a cidade e todos os avanços que ela vem tendo desde 2009. “A guarda é um servidor diferenciado que atende diretamente a população e desde que chegamos à Prefeitura ela só tem avançado e aos poucos está se transformando justamente para que estes homens possam atuar nas ruas da forma como a população espera”, ressaltou.

A nomeação de Guardas Municipais para atuarem também como agentes de trânsito é regulamentada pela portaria 59 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de 2007, que delega competências ao Município quanto às infrações de trânsito e classifica para isto 318 tipos de autuações – o que representa 75% do total de multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

(JC\VM)



Fonte: Depto de Comunicação

Comentários