Prefeitura inicia demolição após entrega de casas populares a moradores do Morro do Esquimó






Famílias cadastradas já receberam a nova moradia

A Prefeitura de São Sebastião, por determinação do Ministério Público, deu início ontem, a demolição de casas situadas no Morro do Esquimó, em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião.

A ação acontece após a entrega de 50 moradias populares construídas no bairro do Jaraguá, região norte do município, aos moradores cadastrados.

A demolição das moradias se deve em função da movimentação do morro, que coloca a área em risco iminente, conforme técnicos do Instituto Geológico e pela Defesa Civil, que monitora o local.

Segundo o assessor da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), Silvio Carlos Pincer, neste primeiro dia nove imóveis foram derrubados sem nenhuma resistência. Desse total, cinco eram de alvenaria e o restante de madeira.

Entre os imóveis, um bar e três casas estavam abandonados porque apresentavam risco de cair em consequência da última chuva que atingiu a área. Um barraco de madeirite vazio também foi derrubado.




Já as famílias de quatro moradias (três de madeira e uma de alvenaria), que ainda permaneciam nos imóveis, segundo a prefeitura, queriam se mudar imediatamente para as casas populares. “A Prefeitura atendeu aos pedidos e providenciou o caminhão da mudança para elas”, conta o assessor.

A ação foi coordenada pelo secretário de Segurança Urbana, Múcio Alvarenga; com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM); do Corpo de Bombeiros; de agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e das polícias Militar, Ambiental e Rodoviária.

O local possui pouco mais de 200 imóveis, os quais serão demolidos de acordo com programação futura da Prefeitura e do Ministério Público. “Vamos demolir as casas das 50 famílias beneficiadas com as moradias populares e aquelas de aluguel, cujos inquilinos resolveram morar em outro lugar”, explicou Pincer.

Depois que as demolições forem concluídas, o DER realizará uma obra de contenção da área.




Foto: Munir El Hage/PMSS






Comentários