Município recebe toras de guapuruvus das obras da Tamoios para confecção de canoas




A Prefeitura de São Sebastião recebeu um caminhão com toras de guapuruvus retirados durante a construção da obra do planalto da rodovia dos Tamoios e doados pelo Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). Ao todo, foram 21 toras com cerca de sete metros de comprimento e aproximadamente 1,5 mil quilos.

De acordo com o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Rodrigo Sampaio, a cidade de São Sebastião fez um cadastro junto ao Cadastro Técnico Federal e o Ibama homologou um pátio na cidade para o recebimento de madeira. “Esta é, na verdade, uma parceria entre os governos Federal e Estadual, responsáveis pelas autorizações para que pudéssemos receber o material”, disse.

“Esta é a primeira vez que a Prefeitura recebe este tipo de doação sem custo nenhum já que o transporte foi todo custeado pela Dersa”, observou.

As toras, acomodadas no pátio da prefeitura, próximo à Rua da Praia, servirão de matéria-prima para a confecção de canoas de pesca. “Nosso Departamento de Pesca já tem uma relação de pescadores artesanais que nos procuraram para solicitar estas árvores. Agora, como já temos o que ofertar, serão procurados para virem retirar o material”, afirmou.

Outro destino para estas toras será a realização de oficinas com o intuito de manter a tradição da confecção das canoas e transmitir o conhecimento para jovens e adolescentes. “A intenção é doar este material para ONGs que se interessem em transmitir o conhecimento e dar aulas de como se fabricar uma canoa desta um incentivo a mais para a tradição não ser esquecida”, finalizou.



Comentários