Munir El Hage | PMSS
Profissionais, universitários, moradores e visitantes, prestigiaram o evento no Tebar Praia Clube
Nem mesmo o temporal instantes antes do começo da programação, desanimou a organização do evento
Apesar da forte chuva que caiu na cidade minutos antes do início das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, com uma passeata prevista para as 17h pelas ruas do Centro Histórico, o evento elaborado pelo Conselho Municipal da Condição Feminina de São Sebastião com apoio da Prefeitura, Etec, Fatec e UniBr, foi prestigiado por um público considerável.
A abertura dos trabalhos contou com apresentação do Coral Sinézio Pinheiro, sob a regência de Selma Boragian, do poeta e professor Geraldo de Buta, do músico Luiz Fernando e da dupla convidada, Sônia e Violeta. As performances agradaram o público formado por profissionais, estudantes universitários da UniBr dos cursos de Letras, Direito, Enfermagem e Pedagogia, e ainda por grupos formados por moradores de Ilhabela e também de Maresias, na Costa Sul do município.
Para Priscila Siqueira, presidente do Conselho da Condição Feminina e do Combate ao Tráfego Internacional de Seres Humanos, o Dia Internacional da Mulher é uma grande conquista, mas a luta é diária e apesar das vitórias já alcançadas, há muito ainda a ser feito. “A utopia de uma sociedade mais justa, com igualdades só será alcançada quando não houver mais diferença de cor, raça, classe social; diferenças entre homens e mulheres imposta pela sociedade. Quando isso acontecer, quando alcançarmos esse patamar, aí sim, essa utopia será alcançada!”, frisou a jornalista e escritora.
A primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano do município, Roseli Trevisan Primazzi, anunciou que em breve estará em funcionamento na cidade a Coordenadoria da Mulher. “Uma conquista para as mulheres sebastianenses”, disse. “Assim como a Coordenadoria, nós da Setradh também estamos à disposição da população feminina no que nos for possível fazer; se não pudermos resolver, com certeza a encaminharemos para quem o possa fazer”, observou.
Roseli, ao lado de Priscila Siqueira, compôs a Mesa de Honra formada ainda por Elizabeth Chagas, presidente da Associação de Amparo à Mulher Sebastianense; Alcione Mussala, coordenadora do Conselho de Mulheres de São José dos Campos e Dinalva Tavares, presidente da Associação de Mulheres da Costa Sul que atualmente é composta por representantes dos bairros de Santiago, Maresias, Boiçucanga, Barra do Sahy e Cambury. “O papa Francisco certa vez disse ser preciso haver uma revolução de ternura e que essa revolução quem faria seria a mulher. Concordo com ele. Com todas as dificuldades, a começar por este mau tempo, estamos todas aqui e quem está aqui nesta noite é porque almeja um mundo melhor, um mundo mais justo”, disse Dinalva.
A presidente estadual do Conselho da Condição Feminina e deputada estadual Rosemary Correa, primeira delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) do Estado e secretária de Assuntos Parlamentares da Casa Civil do Estado e gestora do Pacto Nacional de Enfrentamento contra o Tráfico de Mulheres, salientou a importância do Dia 8 de Março. “É um dia de comemoração, mesmo que seja simplesmente pelo fato de todos se lembrarem da gente. Isso, por si só, já é uma vitória”, comentou. “Tivemos, como já foi dito, muitas vitórias, a exemplo da criação da DDM em 1985, a primeira delegacia em defesa da mulher em todo o mundo e que hoje já existe em vários países; aqui no Brasil já são 129”, acrescentou. “Hoje temos uma secretaria com status de Ministério, que é a Secretaria de Política para Mulheres, mas ainda há muita luta pela frente, muitas batalhas a serem vencidas”, concluiu.
Ao lado de Rosemary, compuseram ainda a Mesa “Mulher e Poder”, a presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Maria das Graças dos Santos Souza; a vereadora sebastianense Solange Ramos e a presidente da Associação de Advogadas Estagiárias e Acadêmicas de São Paulo, Rosana Chiavassa.
O evento festivo pelo Dia Internacional da Mulher aconteceu na noite desta sexta-feira (7), no salão social do Tebar Praia Clube, na região central da cidade.
(RF)
Fonte: Depto de Comunicação
Comentários
Postar um comentário