Delegacia de Serviço Militar envia oficial para inspecionar Junta Militar em São Sebastião




Delegado do Serviço Militar, ao lado da encarregada da Junta local e do secretário da Delegacia

A Junta Militar de São Sebastião recebeu na última semana a visita do tenente Jaime Nataniel Diehl, delegado da 7ª Delegacia do Serviço Militar de São José dos Campos. O oficial chegou acompanhado de seu secretário, funcionário da Prefeitura de São José dos Campos, Isaac Aparecido de Oliveira, para inspecionar as atividades exercidas pelo órgão junto à comunidade, e em contrapartida, se os jovens têm correspondido às suas obrigações militares.

Este trabalho, de acordo com ele, é executado a cada quatro meses e já resultou, nas últimas duas inspeções, em resultado positivo para a Junta sebastianense com a aprovação dos trabalhos classificados como ‘excelente’.



Inspeção

Durante a inspeção, o tenente vistoriou as instalações e conferiu as atividades desenvolvidas pela equipe, como o efetivo, as instalações, o material, os documentos e as condições de segurança da Junta e checou se a equipe tem cumprido com as instruções técnicas sobre o Serviço Militar.

Além disso, avaliou o interesse do prefeito Ernane Primazzi para com o órgão que preside com o objetivo de analisar se adotou medidas – dentro de sua esfera de atribuições – com o intuito de solucionar ou minimizar dificuldades existentes no município no que diz respeito ao cumprimento da Lei de Serviço Militar e seu Regulamento. Nesse sentido, o tenente Nataniel elogiou a parceria entre a Prefeitura e o Exército. “Se temos tido um bom desempenho aqui em São Sebastião, isso se deve aos esforços do prefeito Ernane”, disse o delegado.



Alistamento

Os jovens nascidos em 1996 e que estão em idade prevista para o alistamento militar obrigatório tem até 30 de junho para se apresentar à Junta Militar de São Sebastião. O não alistamento no Serviço Militar resulta em diversas implicações e proibições.

De acordo com Tânia de Fátima Fabbro Ferreira, encarregada da unidade que atende na região central da cidade, no ano passado foram aproximadamente 900 os alistados pela Junta local.

O não alistamento no Serviço Militar resulta em diversas implicações e proibições, pois sem o documento de dispensa são negados os direitos de tomar posse em concurso público, de receber prêmio em loteria e de registrar o diploma de nível universitário. Também fica impossível tirar passaporte e título de eleitor, bem como conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Portanto, é muito importante que os jovens nos procurem o quanto antes”, salientou a encarregada da Junta Militar no município.

A importância do serviço militar obrigatório para o jovem é a transmissão de conceitos como organização, respeito, hierarquia e patriotismo.

Para fazer o alistamento militar, o jovem deve ter em mãos os seguintes documentos: certidão de nascimento (original e cópia); RG (original/ com foto); comprovante de residência (original de contas de água-luz-telefone no próprio nome ou no nome dos responsáveis); duas fotos recentes (3x4) e, CPF (original) se tiver.



Constituição

O serviço militar obrigatório nasceu nas Capitanias Hereditárias, por meio da Câmara de São Vicente, que em 9 de setembro de 1542 promulgou um “Termo”, organizando uma Milícia formada por colonos e índios para a defesa da terra. Atualmente o serviço militar obrigatório é especificado por Lei relativa ao assunto, datada de janeiro de 1966, na qual é publicado o seu Regulamento, sendo constante na Constituição Federal aprovada em 1988.

Em São Sebastião, com a unificação das Forças Armadas quanto ao alistamento, os jovens são direcionados aos quadros da Marinha de Guerra.

Vale lembrar que existe o Serviço Militar e o Serviço Militar de carreira. No primeiro o alistado pode, se possível, renovar a sua permanência nas Forças Armadas em até sete anos, contando este tempo apenas para aposentadoria. Já o serviço de carreira é feito apenas pelos aprovados em qualquer academia militar existente.

Segundo informações, os aprovados no serviço militar podem tirar soldo de mais de R$ 900 mensais e tem chance de aprender informática, telecomunicações, mecânica e auxiliar administrativo.

Serviço: O atendimento aos jovens é feito de 2ª a 5ª feira das 8h30 às 12h30 à rua Capitão Luís Soares, 491, sala 2, Centro. O alistamento termina em 30 de junho. Mais informações pelo telefone (12) 3891-2103.





Foto: Luciano Vieira/PMSS

Comentários