Comunidade reclama de vazamento em ETE de Juquehy







Moradora conta ter sido assustador incidente na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Juquehy

Cris Lopes




Um vazamento na Estação de Tratamento de Esgoto de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, surpreendeu os moradores da comunidade na tarde da última sexta-feira (21). A referida ETE fica na altura da rodovia SP-55 (Rio-Santos), km 177. Segundo relatos, o vazamento teria começado por volta das 13h30 e teria atingido parte da via e uma espécie de vala.

“Ali tem uma tubulação que leva a água da chuva para o Rio Juquehy; com o vazamento, parte do esgoto escorreu por ela; o problema é que o rio desemboca na praia”, afirma a comerciária Léa Ferro. “Foi assustador, parecia uma enchente, só que com aquela água preta”, relata.

A Sabesp confirmou a ocorrência e declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o vazamento na estação elevatória de esgoto dentro da ETE Juquehy foi ocasionado por oscilação de energia elétrica, que resultou no desligamento do sistema de bombeamento.

“O problema foi imediatamente identificado pela operação e tomadas todas as medidas, com a aplicação do Plano de Contingência da empresa”, alegou a Sabesp em nota. Ainda segundo a empresa, dois caminhões foram acionados e finalizaram a limpeza e desinfecção do local, “concluindo os trabalhos às 17h”.




Foto: Léa Ferro/ Divulgação

Comentários