Yoga conquista espaço a cada edição do Conexão Verão nas praias de São Sebastião




Divulgação

Aulas atraem iniciantes e veteranos nas praias locais

O projeto Conexão Verão da Secretaria de Esportes de São Sebastião tem, na versão de 2014, uma série de novidades que tem atraído a atenção dos frequentadores das praias por onde passa e o yoga é uma delas.

Banhistas que usufruíram do Conexão em Juquehy, Cigarras, Cambury e Barra do Sahy puderam entrar em contato com a técnica milenar da prática e a experiência foi muito interessante tanto para os curiosos que nunca haviam tido a oportunidade de testar a modalidade, como também para os conhecedores que puderam aproveitar a prática num ambiente diferente e tão natural.

Joaquim Puertas, o Joca, é professor de Educação Física e neste verão teve a missão de levar um pouco de seu vasto conhecimento em yoga a um público novo e maior e falou sobre essa experiência. “Primeiramente quero agradecer a oportunidade dada pelo Conexão Verão, um projeto muito bacana que traz diversas atividades à praia e com um grupo de professores muito bem capacitados em suas respectivas aulas e o yoga vem compor este quadro especial de novidades”, disse Puertas.

O professor ainda falou sobre a modalidade. “Trata-se de um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia e tem como objetivo principal a meditação, entre outros aspectos, por meio de técnicas milenares com princípios básicos fundamentais, como asanas (posturas) e pranaiamas (exercícios de respiração)”, explicou. “Levar um pouco desse conhecimento a um público diferenciado e em lugares tão privilegiados pela natureza foi interessante e especial, tanto àqueles que já conheciam como ao que estabeleceram o primeiro contato com o yoga”, acrescentou. “De fato tem sido uma experiência importante e muito positiva”, concluiu.

História e Prática

O Yoga tem seu berço na velha Índia e, segundo provas arqueológicas encontradas em escavações realizadas por ingleses na década de 20 na região do Vale do Rio Indo, tem uma história de aproximadamente 5 mil anos.

Yoga significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta.

A verdadeira yoga milenar hindu, na sua forma original, foi desenvolvida por uma série de grandes sábios e mestres da Índia que, através de práticas especiais, atingiram conhecimento profundo em estados mentais muito elevados.

Dessa forma, eles possuíam uma visão ampla do ser humano, em todos os seus aspectos, e das técnicas que poderiam levá-lo a um desenvolvimento completo.

Só a prática das técnicas autênticas, com a orientação adequada, pode oferecer benefícios nos níveis físico, emocional, mental e espiritual, de maneira profunda, harmoniosa e equilibrada.

Existem diversos ramos do yoga, como a raja-yoga, carma-yoga, jnana-yoga, bacti-yoga e hata-yoga, e cada uma delas possui ações e atividades diferentes para trabalhar com os indivíduos diferentes.

O yoga oferece vários benefícios para a saúde física, como o alívio de stress, maior vitalidade, equilíbrio emocional, concentração, harmonia interior e desenvolvimento pessoal e espiritual, além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

(VB/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários