Samu atende cerca de 42 mil pessoas em 2013 e prepara renovação da frota neste ano








População está mais consciente sobre o uso do serviço

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que em novembro deste ano completa quatro anos, atendeu 41.769 pessoas em 2013. Foram 12.398 atendimentos em São Sebastião; 14.819 em Caraguatatuba; 4.599 em Ilhabela e 9.953 em Ubatuba.

O projeto para 2014 é promover a renovação da frota de veículos. O primeiro passo para alcançar esse objetivo foi dado em setembro de 2013, quando chegou a oitava ambulância para reforçar o atendimento em São Sebastião.

A aquisição da nova viatura foi viabilizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, num investimento de R$ 122 mil.

O novo veículo ficará em São Sebastião e servirá para suprir a demanda quando outro veículo estiver em manutenção (a conhecida reserva técnica). Ele pode ser usado como uma UTI avançada e suporte básico. Há também uma ambulância para atender os locais de difícil acesso.

As outras seis ambulâncias ficam na Enseada, Centro, Maresias, Boiçucanga e Juquehy (todas básicas) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Boiçucanga, esta última Avançada, com UTI e médico.

O coordenador geral do Samu, André Luís da Silva Leandro, disse que a população está mais consciente sobre o uso do serviço, que inicialmente era até confundido com o atendimento feito por ambulância.

A sede do Samu no Litoral Norte fica em São Sebastião, de onde a central de regulação atende a população das quatro cidades.





Foto: Halsey Madeira | PMSS

Comentários