Petrobras promove ação para interceptar vazamento de material no Itatinga






Fonte Imprensa Livre

Encontro foi na sala de reuniões da Secretaria de Educação e comunidade voltou a cobrar providências

O problema do material escuro e viscoso que aflora na Rua Tancredo Neves, no bairro do Itatinga, região central de São Sebastião, e que vem sendo analisado desde 2006 por órgãos ambientais, poderá ser solucionado a partir de fevereiro. Depois de várias análises realizadas pela Cetesb e Petrobras constatou-se que o material não é oriundo de derivados de petróleo e poderá ser removido de acordo com plano de trabalho da Estre Ambiental S/A, contratada pela Petrobras em 2010´, para apresentar projeto de investigação e remoção emergencial do material que aflora em trecho da Rua Tancredo Neves, ao lado da área considerada contaminada que está em processo de remediação pela Petrobras.

A apresentação do plano de ação para interceptar a fonte do material aflorante foi feita pela biólogia da Petrobras, Sueli Caleffi, em reunião na última terça-feira, na sede da Secretaria de Saúde do município, com a presença de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), Conselho Municipal de Saúde (Comus), Vigilância Epidemiológica do Estado, integrantes da Transpetro, da empresa Estre Ambiental S/A, e o vereador Edivaldo Pereira Campos (Teimoso), presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Atividades Privadas, Meio Ambiente e Pesca da Câmara Municipal.



Durante a quarta reunião realizada sob a coordenação de Valéria Póvoa de Mattos, gerente de atendimento da AB-CR – unidade de Abastecimento Corporativo de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde da Petrobras do Rio de Janeiro, também constaram da pauta a avaliação da Defesa Civil sobre vistorias realizadas em imóveis no Itatinga, apresentação da Cetesb sobre continuidade do processo de remediação na área contaminada e posição da Secretaria de Saúde sobre reclamações de moradores.

De acordo com Valéria, a decisão de remover o material aflorante a partir de um plano de ação que privilegie a saúde a atenção especial aos moradores se consolidou após a intervenção da Sabesp, em novembro do ano passado, que não identificou problemas na rede de esgoto. Por esse motivo, foi elaborado o plano para intervir na área interna ao muro visando conter o afloramento e identificar sua origem em busca de solução definitiva. Valéria frisou que todas as ações necessárias serão avaliadas por todos os órgãos ambientais com acompanhamento dos mesmos como tem ocorrido durante intervenções na área.



Trincheiras

O plano para remoção emergencial do material aflorante segue orientação da Cetesb, explicou a bióloga da Petrobras, Sueli Caleffi. A ação consistirá na abertura de uma trincheira principal perpendicular ao fluxo de água subterrânea e escavação de trincheiras paralelas, caso haja necessidade, para delimitação da fonte de origem desse afloramento. As trincheiras terão entre 1,0 m e 1,5m de profundidade e, segundo a bióloga, deverão ser removidos 105m³, cerca de uma tonelada de material, em operação que deverá envolver 30 carretas. “As trincheiras vão correr de dentro do terreno para não causar transtornos”, disse Sueli, que acredita na possibilidade de realizar a operação em dois dias.

Todo o material escavado será removido e seguir para tratamento normal de destinação de resíduos. O solo removido com presença visual do material escuro viscoso será transportado para a área de transbordo no Tebar. Após trabalho de investigação, será feito levantamento topográfico da área para delimitação espacial da fonte e ocorrência do produto. Depois, será iniciada a remediação da área. Para transporte dos resíduos, deverá ser emitido o Certificado de Movimentação de Resíduo de Interesse Ambiental (Cadri) pelo órgão ambiental pertinente e todas as viagens seguirão as diretrizes legais da Resolução ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) nº 420 para transporte de resíduos perigosos, além das diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como aponta o plano de ação elaborado pela Estre Ambiental. O processo de biorremediação, que utiliza a ocorrência natural de microorganismos para tratamento de solos contaminados, será realizado no CGR Paulínia da Estre Ambiental, licenciado e preparado para receber esse tipo de solo, explicou Sueli Caleffi.



De acordo com Cláudio Luiz Dias, técnico da Cetesb, o estudo apresentado pela Estre Ambiental atende ao que foi solicitado. “É importante remover a fonte e tratar o resíduo”, disse Cláudio. O técnico da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura, Rodrigo Sampaio, questionou se poderá haver algum tipo de contaminação da água, o que foi descartado pela bióloga Sueli Caleffi diante das sondagens realizadas que apontam problema pontual. Responsável pelo setor de Vigilância Sanitária do município, Geórgia Michelucci, destacou a necessidade de monitoramento dos trabalhos para garantir a saúde da população e a paralisação imediata das ações caso haja presença de odor, para reavaliação do plano, o que foi acatado pelo grupo. A gerente da Petrobras, Valéria Povoa de Mattos, acredita que a ação poderá acontecer na primeira quinzena de fevereiro. É necessário tempo para aval de todos os órgãos envolvidos, reunião com a comunidade para explicar as ações e a participação de todos os setores, até mesmo da Divisão de Trânsito (Ditraf) para auxiliar na interdição de trecho da Rua Tancredo Neves no período dos trabalhos.



Saúde

Durante a reunião, o vereador Teimoso cobrou agilidade na contratação de médicos para auxiliar no atendimento do município aos moradores da área do Itatinga. Em reunião anterior, o diretor da Secretaria de Saúde, Marcos Salvador, explicou que não haveria atendimento médico da Petrobras por conflito de interesses, mas que seria mantida a assessoria do toxicologista. Também informou a criação de um Banco de Dados de saúde dos moradores antigos e dos que residem no entorno da área contaminada. Valéria Mattos explicou que o processo para contratação de um toxicologista e de um médico do trabalho está em fase de licitação e a previsão de contrato é entre março e abril. Porém, frisou que o toxicologista continua assessorando e que é fundamental o analista técnico para estruturar toda a base do Banco de Dados. Teimoso comentou que é difícil essa situação porque “a população nos cobra e está muito demorado”.

Outra questão apontada e que já foi motivo de reuniões anteriores foi o problema apresentado pelo morador Evaldo Pereira e também pelo representante do Comus, Carlos Puríssimo, sobre o aparecimento de material aflorante em outros pontos do bairro. O vereador Teimoso também mostrou um cronograma com pontos onde esse material tem aparecido. Valéria Mattos disse que o assunto deverá ser analisado e pesquisado pela empresa e também Cetesb para avaliação.

Sobre os resultados das análises da qualidade do ar detectadas em levantamento realizado no ano passado na área contaminada, Cláudio Dias explicou que aguarda posição final da Gerência do Setor de Amostragem de Qualidade do Ar da Cetesb para validação do monitoramento. Após receber os dados encaminhará a todos os setores envolvidos. No entanto, de acordo com a bióloga da Petrobras e o técnico da Cetesb, os estudos realizados demonstraram que as concentrações de ar não causam risco à saúde humana.



Outro ponto abordado foi a vistoria da Defesa Civil nos imóveis da Rua Tancredo Neves. A gerente da Petrobras, Valéria Mattos frisou que o relatório da Defesa Civil 255/2013 (anexo 3) indicou que deve haver a “remoção preventiva com urgência dos moradores do nº 18, da Rua Tancredo Neves, por parte da Petrobras, enquanto durarem as reformas do imóvel”. Quanto ao imóvel 47 da mesma rua, a Petrobras pediu, em reunião anterior, relatório da Defesa Civil. O coronel Ewandro Rogério Góes, explicou que necessita da avaliação com laudo técnico da Secretaria de Obras, o que o vereador Teimoso se prontificou a solicitar. Góes também pediu todos os estudos e laudos já realizados na área e no entorno para verificação dos problemas dos imóveis.

“Atuamos baseados em laudos técnicos”, frisou Góes que receberá dossiê completo com todos os estudos efetuados até agora por órgãos envolvidos na questão. A próxima reunião do grupo será em 19 de fevereiro, a partir das 14h, nas dependências da Secretaria de Saúde do município.





Foto: Luciano Vieira/PMSS

Comentários