Descendentes de Rua representará a cidade no Mundial de Hip Hop nos Estados Unidos








Grupo foi classificado na categoria Mega Crew

O Grupo Descendentes de Rua, da Oficina de Dança da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de São Sebastião, foi classificado para representar a cidade no Mundial de Hip Hop a ser disputado em agosto na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.

O anfiteatro da Rua da Praia, no Complexo Turístico, foi palco neste fim de semana do festival “Hip Hop Internacional – Brasil 2014”, evento promovido pela Sectur com o apoio da Seesp (Secretaria de Esportes).

O festival lotou a plateia nos dois dias, sábado (8) e domingo (9), com 15 grupos apresentando suas coreografias nas categorias Junior, Varsity, Adulto e Mega Crew.

Segundo Claudio Franzen, presidente do Hip Hop Internacional Brasil, o evento foi de auto nível técnico das equipes, sendo os resultados contabilizados com diferenças mínimas entre as notas. “Foi muito gratificante e uma experiência muito valiosa”, afirmou.

Pela secretaria de Esportes, Carlos Magno, chefe de Divisão de Eventos, Recreação e Lazer, falou sobre a experiência. “O evento foi superpositivo para São Sebastião, pois além de fomentar o turismo, o cidadão sebastianense teve a oportunidade de assistir uma competição de alto nível”, concluiu Magno.

A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, encerrou o evento selando o convite para que voltem ao município em 2015. “Infelizmente ainda tem pessoas que torcem o nariz quando falamos em hip hop, mas a resposta está no talento e na dedicação de cada um destes dançarinos e coreógrafos que rompem fronteiras entre cidades, estados e agora países para levar sua arte”, disse. “Eles lotam plateias, como a do anfiteatro de São Sebastião nestes dois dias, e estão todos de parabéns. Nossa cidade está orgulhosa de seus representantes e também de ter recebido grupos tão incríveis de tantos lugares, provando a força desta modalidade de dança e cultura”, acrescentou a secretária.



Projeto

Com 12 anos de solidez no Brasil, o evento inicia esta edição em nova fase tendo por objetivo popularizar as danças urbanas no País com a criação do Circuito Hip Hop Internacional Brasil.

Este projeto prevê a introdução do festival em várias cidades de relevância para o movimento da dança e da cultura Hip Hop, promovendo etapas classificatórias e dando visibilidade aos grupos, além de proporcionar a possibilidade da conquista de índices técnicos para a participação no campeonato mundial.

O Circuito Hip Hop Internacional Brasil 2013 – 2014 segue as seguintes fases eliminatórias:

1ª Etapa – 11ª Copa Sulamericano LIBRAF – Nova Petrópolis – RS em outubro de 2013 – Classificatória para Las Vegas 2014

2ª Etapa – Recife – PE em fevereiro de 2014 – Classificatória Mega Crew para Las Vegas e Mundial FISAF – Europa

3ª Etapa – São Sebastião – SP em 8 e 9 de Fevereiro – Classificatória para Las Vegas (Junior, Varsity, Adulto e Mega crew )

4ª Etapa – Ribeirão Preto – SP em 19 de março de 2014 – Classificatória para Las Vegas 2014

5ª Etapa – Brasília – DF em 10 de maio – classificatória Mundial FISAF – Europa e 1ª Etapa Final Brasil 2014

Workshop

Paralelamente ao festival e no mesmo local foram realizados workshops sobre o estilo, o chamado projeto “Urban Moves”, atividade ministrada pela profissional italiana Marguerita Vasselli tendo como público alvo bailarinos, professores de dança e de educação física, apreciadores da arte e interessados em geral.

O “Urban Moves” foi criado nos Estados Unidos e tem representação no Brasil para promover atividades de aulas de danças urbanas (Hip Hop), intercâmbios culturais entre Estados e Municípios por todo o território nacional.

O projeto permite às cidades participantes receber professores e instrutores das mais renomadas instituições de ensino da modalidade no mundo, sendo este ano marcado pela participação da professora Marguerita Vasselli que tem em seu currículo inúmeras participações em eventos internacionais, cursos e arbitragens no Urban Moves nos USA, Europa e Japão.

Em São Sebastião o “Urban Moves” teve como objetivo principal integrar nacional e internacionalmente a dança Hip Hop (danças urbanas), aprimorando e aumentando os conhecimentos dos profissionais de educação física, dança e demais, informações sobre a modalidade.



Foto: Arnaldo Klajn | PMSS



Resultado em São Sebastião

Categoria Junior

K M Studio de Danças – Ilhabela/SP

Categoria Varsity

Choque – Centro Cultural Vinhedo – Vinhedo/SP

K M Studio de Danças – Ilhabela/SP

Núcleo de Danças Sphera Ritmus – Santo André/SP

Urbano’s – São Sebastião/SP

Categoria Adulto/Senior

Old School – Ribeirão Preto/SP

RA Dance Company – Ribeirão Preto/SP

Yo ! Hip Hop – Sumaré/SP

Urbano’s – São Sebastião/SP

Nucleo Sphera Ritmus – Santo André/SP

Only Dance – Poços de Caldas/MG

RT – Caraguatatuba/SP

Categoria Mega Crew

Yo! Hip Hop – Sumaré/SP

Descendentes de Rua – São Sebastião/SP

Serviço: Mais informações sobre o “Hip Hop Internacional – Brasil 2014” podem ser obtidas no site www.hiphopinternacional.com.br



















































Comentários