Ações conjuntas de combate às drogas são apontadas em audiência pública da Saúde



Fonte Imprensa Livre



São Sebastião estuda formas de atuar junto aos usuários de crack na praia do Deodato e região central

O aumento no número de usuários de drogas verificado na praia do Deodato e região central de São Sebastião, como também em vários pontos do município, foi discutido em audiência pública realizada pela Secretaria de Saúde, na última semana, na Câmara Municipal, para apresentação do balanço das atividades referentes ao 3º quadrimestre de 2013. O problema abordado em plenário há mais de um ano pelo vereador Gleivison Gaspar (PMDB) voltou a ser apontado pelo parlamentar durante as explicações das atuações na área de saúde mental promovidas pela administração.

O secretário de Saúde, Urandy Rocha Leite, frisou a necessidade de ações conjuntas entre secretarias municipais, estaduais e até apoio federal, já solicitadas pelo vereador, lembrando que é um problema de âmbito nacional que precisa ser enfrentado. Para isso, a Secretaria de Saúde iniciou estudos para ver como deverá atuar na região da praia do Deodato e centro da cidade, pontos abordados em trabalhos de Gleivison, onde o setor já realizou visita e constatou a gravidade do problema conforme explicação do diretor de Saúde, Marcos Salvador.



Ele disse que é necessário levantamento da situação dos usuários que se refugiam nas pedras e espaços vazios na praia. Depois desse cadastro com o perfil das pessoas e sua situação social, poderão ser adotadas ações conjuntas com as secretarias municipais de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e de Segurança (Segur) visando inclusão social e no mercado de trabalho e ainda a criação de um ambulatório volante para atendimento aos dependentes químicos. O vereador afirmou que, em recente visita ao local, verificou ter aumentado em cerca de 30% o número de usuários pela região, o que tem provocado reclamações em função da falta de segurança. “ O problema vem crescendo a olhos vistos e lá virou um aglomerado. Ou a gente enfrenta, ou vamos pagar caro”, disse Gleivison.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcos Antônio Ferreira Tenório, frisou a importância de se tomar cuidado com intervenções para evitar que um problema pontual se espalhe pelos outros bairros. “Não basta apenas a intervenção das polícias e Guarda Municipal. Quando isso acontece, eles vão para outros bairros, o que está acontecendo. É preciso encaminhar essas pessoas e fazer tudo com muito critério”. O vereador Marcos Fuly concordou com a posição de Tenório lembrando que o problema começou no Varadouro e após intervenção policial foi para a praia do Deodato. Ele também citou que há outros focos no Canto do Mar e vários pontos da cidade. Para o vereador, é importante a atuação conjunta de setores da saúde, promoção social, justiça das esferas municipal e estadual. Esse apoio é fundamental para o secretário de Saúde. “Ninguém sabe como agir direito, pois não existe referência para tratar o problema que atinge todo o País”, declarou

Urandy.



Dengue

São Sebastião continua em estado de alerta em relação à dengue, outro tema preocupante discutido na audiência pública. De acordo com o setor da Vigilância Epidemiológica foram registradas 463 notificações no terceiro quadrimestre de 2013 com seis casos positivos, com maior incidência nos bairros da região da Topolândia, no centro, e Enseada e Canto do Mar, na Costa Norte. Campanhas de conscientização e orientação foram realizadas, inclusive junto à rede escolar, além de arrastão em 20.093 imóveis, 12 mil bloqueios de criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, mais de duas mil nebulizações e 6 mil visitas domiciliares. Mesmo com todo esse trabalho, foi constatado que o município está totalmente infestado, até em Boracéia, onde anteriormente não havia foco do mosquito. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, no primeiro quadrimestre de 2013, o município apontou índice de 6.4, o que significava risco de surto da dengue. No terceiro quadrimestre, o índice caiu para 2.1 que mantém a cidade em estado de alerta.



Dados

O balanço das atividades também registrou investimento superior a R$ 40 milhões, dos quais R$ 32.765.000,00 com recursos próprios. Nesse período, foi realizado transporte de 4.033 pessoas para exames, consultas e outros procedimentos sendo 1.269 dentro da cidade. O balanço semestral do bolsa-família apontou 2.629 atendimentos na área de saúde de pessoas cadastradas na assistência social, além de 5.222 atendimentos sociais e 11.891 procedimentos.

O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) realizou 5.259 atendimentos individuais e 540 em grupo, distribuiu 142 litros de leite dos 271 litros coletados e realizou vários cursos de sensibilização para a importância da amamentação. No programa Saúde da Mulher foram atendidas 455 gestantes. O Centro Municipal de Infectologia detectou 5 novos casos de Aids, apenas um deles de São Sebastião, e atendimento importante nos Centros de Reabilitação do município. No da Topolândia, só de neurologia, foram 9.368 e no Centro de Reabilitação da Costa Sul, onde são disponibilizados especialistas em neurologia e ortopedia, foram 7.717 atendimentos.



A Atenção Básica destacou a implantação do Núcleo de Educação Permanente, o curso de formação de agente de saúde, iniciado em setembro e que se estenderá até maio, e a expectativa de solucionar a falta de médicos e agentes atuando nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) - que atualmente contam com 127 agentes de saúde, dos quais 32 contratados e os demais concursados – a partir do funcionamento da Fundação de Saúde.

Também foi destacada a atuação do Samu no Litoral Norte, com base em São Sebastião, que atende desde a divisa do Rio de Janeiro a Bertioga, incluindo Ilhabela. Foram 3.968 atendimentos pelo telefone 192, primeiro contato para triagem do médico regulador para avaliar o problema. Dos casos atendidos, 308 foram de traumas relacionados a acidentes de trânsito do total de 894 traumas gerais ocorridos.

Em relação aos acidentes de trânsito com vítimas, lideram a lista os acidentes com motos com 98 casos. Para oferecer melhores condições de trabalho à equipe do Samu, a Secretaria de Saúde locou um imóvel em frente à Casa da Dengue, explicou o secretário Urandy Rocha Leite que também anunciou a instalação de uma nova UPA e destacou a importância da parceria e a qualidade de sua equipe para manutenção do atendimento no município com todos os problemas enfrentados. “Sabemos que é insuficiente, mas fazemos o possível para administrar a saúde. Não é fácil. Há muita crítica e precisamos do apoio de todos para consertar o que está errado. Minha contribuição é para melhorar”, afirmou Urandy.

A atuação do secretário e sua equipe foi elogiada pelos vereadores Gleivison Gaspar, Marcos e Fuly e pelo presidente da Casa, Marcos Tenório, que destacou a necessidade do relacionamento dos setores da Prefeitura com a Câmara e comunidade visando transparência e melhor atendimento á população.



Foto: Cleso Moraes/CMSS



















Comentários