O mato alto e possíveis usuários de drogas no local traz insegurança
Jessyca Biazini
A falta de limpeza e manutenção de terrenos particulares está incomodando moradores da Costa Norte e da região central de São Sebastião. Um dos casos é de uma área localizada na Rua Sebastião Pereira da Silva, no bairro São Francisco, próximo ao Campo do Sete de Setembro. Os outros dois locais citados pelos moradores ficam na Rua Uruguai, na Enseada e não possuem portões e servem para o uso de drogas e facilitação de crimes como furtos e roubos.
O terreno do bairro São Francisco, região central da cidade, fica na esquina e é uma área de cerca de 800 m² murados, com mato alto e acumulo de lixo. Segundo o morador da rua, o local está infestado de mosquitos e outros insetos, além do matagal que diminui a segurança das casas vizinhas. “Já vi barata, ratos e outros animais peçonhentos no local. Eu reclamo, mas ninguém toma providências”, afirma.
O senhor está indignado com a situação da área abandonada e pediu para a administração municipal tomar providências. “Desde novembro de 2012 estou protocolando denúncias na prefeitura e eles dizem que notificaram o proprietário. Agora a Secretaria do Meio Ambiente disse que vai arquivar o processo e que não podem fazer nada a não ser multar. Eles poderiam limpar e mandar a conta para o dono do terreno”, completa.
Já na Enseada, os dois terrenos da Rua Uruguai trazem insegurança aos moradores da rua. “A iluminação da rua não chega até a área de quase 1 mil m², minha casa já foi furtada duas vezes e os dois terrenos não tem portão. Fica um monte de gente usando drogas atrás dos muros. Entramos na rua com medo de ser assaltado por alguém escondido no meio do mato”, relata a moradora do local.
De acordo com outro morador da Enseada, o terreno que fica na esquina da rua é o que tem mais mato, lixo e entulho. “A minha parte como cidadã eu fiz. Liguei no setor de energia para melhorar a iluminação da rua, tentei entrar em contato com a prefeitura sobre o mato dos terrenos particulares, mas me ‘jogaram’ de um setor para o outro. No calor, cobras e lagartos saem do matagal. É preciso que alguém tome providências”, comenta.
Segundo a Prefeitura de São Sebastião, técnicos do setor de Fiscalização do Meio Ambiente irão até o local para verificar a situação dos terrenos. Se necessário, o departamento irá notificar os proprietários para executarem os serviços de limpeza. “É importante destacar que caso haja reincidência a legislação municipal prevê multa de R$ 750 para o dono da área”, afirma. Para denúncias relacionadas a terrenos com mato alto a prefeitura pede que os moradores entrem em contato com o Setor de Fiscalização do Meio Ambiente por meio do telefone 0800.770.0776 ou pelo e-mailfiscalização.seman@saosebastiao.sp.gov.br.
Foto: Jorge Mesquita / IL
Comentários
Postar um comentário