Procon presta cerca de 6,5 mil atendimentos ao longo de 2013






A maior procura por parte dos consumidores esteve relacionado a assuntos financeiros
A maior procura por parte dos consumidores esteve relacionado a assuntos financeiros. Cerca de 6,5 mil atendimentos. Foi este o balanço feito pela equipe do Procon de São Sebastião ao longo de 2013. O órgão, de proteção ao consumidor, em 247 dias atendeu, na grande maioria, assuntos relacionados às finanças, com 1.129 consultas, 319 cartas e 27 reclamações num total de 1.475 atendimentos. Outras ações promovidas pela equipe, de acordo com o coordenador geral Marcos Roberto de Souza, envolveram os produtos comprados. Dentro deste contexto, foram 1.073 consultas registradas, 459 cartas recebidas e 100 reclamações feitas pelos consumidores, totalizando 1.632 ações.
Serviços essenciais, como água, telefonia e luz, por exemplo, foram responsáveis pelo registro de 800 consultas, 275 cartas e 16 reclamações, perfazendo um total de 1.091 atendimentos.


Informações e reclamações também foram registradas pela equipe no que tange à Nota Fiscal Paulista. Pelo balanço foram 708 consultas. Serviços privados, ou seja, terceirizados como marceneiros, serralheiros, vidraceiros etc, totalizaram 825 atendimentos, dos quais 587 consultas, 209 cartas e 29 reclamações.
Situações envolvendo saúde, habitação, alimentos e fiscalização também estão inseridas no balanço 2013 do Procon, num total geral de 86 atendimentos entre consultas, reclamações e cartas.
Segundo o coordenador, assuntos “extra-procon”, ou seja, aqueles relacionados à Justiça comum aparecem igualmente no balanço. “São casos de pessoas que nos procuram para saber sobre divórcio, Iptu entre outros assuntos que não são pertinentes ao órgão, mas que mesmo assim, atendemos e prestamos alguma orientação”, comentou. De acordo com ele, ao longo do ano passado foram contabilizadas 616 consultas neste sentido.
Diante dos números levantados, o Procon teve uma média diária de 26,05 atendimentos/dia. O órgão conta com 146 processos pendentes contra 6.288 finalizados, BOs (Boletim de Ocorrência) e Judiciário. “Fechamos o ano com um saldo positivo, extremamente positivo, com alto índice de soluções conforme pode ser observado no ranking on line disponível no link do Procon, no site oficial da Prefeitura”, disse. “Poucos casos são encaminhados ao Poder Judiciário, o que demonstra o grande respeito que os fornecedores nutrem por este órgão que tem como maior trunfo a seriedade e o trabalho em equipe”, acrescentou.
Serviço: Para ficar a par dos índices apontados pelo Procon local em âmbito estadual basta acessar o link: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/finaltemp/procon.asp

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