Morro do Abrigo realiza 47ª Festa dos Santos Reis neste sábado




Valéria Borges | PMSS

Folia de Reis durante apresentação na Igreja Matriz, no domingo (5)

O grupo Folia de Reis do Morro do Abrigo, na região central de São Sebstião, realizará neste sábado (11) sua tradicional Festa de Reis.

Os festejos começarão às 17h, com a Chegada do Presépio, seguida das apresentações da cantora sebastianense Ana Morena e da Banda do Morro do Abrigo.

A comemoração será realizada à rua Bernardo Cardim Neto, em frente à Emei Pingo de Gente.

No último domingo (5), o grupo se apresentou na Igreja Matriz, no Centro Histórico da cidade, atraindo dezenas de fiéis.

Folia de Reis

A Folia de Reis é uma manifestação folclórica herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida no Brasil com características próprias. Ela possui uma rara beleza que enriquece a cultura brasileira.

Cantadores e instrumentistas percorrem as casas da cidade, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia em que os reis chegam até o Cristo, entoando versos relativos à visita ao menino Jesus e arrecadando prendas para as festas que, este ano acontecerão no dia 11 de janeiro no Morro do Abrigo.

Os instrumentos utilizados normalmente são a viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro, entre outros, dependendo de cada região. Os personagens também podem variar de cidade para cidade.

Basicamente a maioria das folias é composta por personagens vestidos com roupas bastante coloridas, sendo eles o mestre, contra-mestre, os três reis magos, palhaço e foliões.

Entre os personagens mais marcantes está o palhaço. Com seu jeito cínico e dissimulado, deve proteger o menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes que querem matar todas as crianças da região.

O seu jeito alegre e suas vestimentas coloridas são responsáveis pela distração e divertimento de quem assiste à apresentação. Representando o mal, usa geralmente máscara confeccionada com pele de animal e segue sempre afastado um pouco da formação normal da Folia, nunca se adiantando à ‘bandeira’.

Apesar de seu simbolismo, é personagem alegre, que dança e improvisa versos, criando momentos de grande descontração. Outros destaques são os três reis magos, que fazem a viagem da esperança, guiados pela estrela Dalva até Belém, onde está o menino Jesus.

(VB/RF)



Fonte: Depto de Comunicação

Comentários