Grupo Folia de Reis atrai centenas de pessoas ao Morro do Abrigo, em São Sebastião





Grupo mantém a tradição iniciada no final da década de 40 em São Sebastião
Geralmente quando se trata de uma tradição, famílias se reúnem para não deixar morrer um encontro, uma receita e, principalmente eventos e atividades em que os antepassados começaram e seus descendentes ficam com aquela obrigação de não deixar se perder no tempo.
No Morro do Abrigo, região central de São Sebastião, há pelo menos 60 anos e, sempre nos meses de janeiro, a Folia de Reis é atração no bairro. Tudo começou quando o casal Benedito e Rosa Rogerio saiu de São José do Barreiro, interior, para morar em São Sebastião. Ao chegarem à cidade os dois decidiram continuar a festa da Folia de Reis que sempre foi costume para os moradores do interior. Depois da morte do casal, as filhas e os genros decidiram continuar a festa que permanece até os dias de hoje.


No último sábado mais uma vez a festa atraiu centenas de pessoas que participaram da procissão e depois do jantar organizado pela família de Benedito, que fez questão de manter a tradição e continuar a história iniciada pelo pai no final da década de 40.
“É uma tradição e todos os anos fazemos a festa nos mesmos moldes que o meu sogro iniciou em 1947. Para nós é uma alegria muito grande manter viva a Folia de Reis em nossa cidade e principalmente no nosso bairro” disse o coordenador Laurindo dos Santos.
Santos fez questão de destacar que para a família e para a cidade a atividade é muito importante. “O encontro de Folia de Reis no Morro do Abrigo é famoso e bastante gente de outros municípios e regiões costumam vir nos visitar neste dia. Acho que não só para nós, mas, para a cidade é muito bom pois divulga a nossa cultura”, enfatiza.


Por volta das 18h o grupo de 15 músicos devidamente vestido com as camisetas da Folia seguem em procissão até o presépio montado e, onde está a imagem do menino Jesus. Depois da cantoria é servido um jantar com direito a frango caipira, churrasco e macarronada, tudo preparado pelos familiares que durante o ano já começam a providenciar a arrecadação das prendas.
O grupo de Folia de Reis do Morro do Abrigo conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e todos os anos promove a “Festa da Folia de Santos Reis”, em frente à EMEI Pingo de Gente.


Foto: Luciano Vieira/PMSS

Comentários