Associação denuncia abusos de lanchas na praia de Toque Toque Pequeno





Embarcação na praia de Toque Toque Pequeno
Helton Romano


A associação do bairro de Toque Toque Pequeno entrou em contato com o Imprensa Livre para denunciar a navegação de lanchas e jet-skis no local. Segundo Hernandes Delgado, secretário da associação, as embarcações estariam navegando a cerca de 50 metros da praia. De acordo com as normas marítimas, a distância mínima permitida é de 200 metros. “Colocamos boias com bandeiras para sinalizar o limite, mas não tem sido respeitado”, afirma Delgado.
Ele conta que o guarda-vidas contratado pela associação advertiu, por diversas vezes, os condutores. “Eles não aceitam. Já houve até bate-boca com banhistas que se sentiam ameaçados”, relata delgado. Como Toque Toque Pequeno não possui marinas, a maioria das embarcações que frequentam a praia vem da região central de São Sebastião e de Ilhabela.
Delgado afirma que o problema teve início logo após o Natal e vem se sucedendo desde então. “Minha rotina tem sido ligar e mandar e-mails para a capitania, solicitando fiscalização”, comenta.


Plano
O Imprensa Livre entrou em contato com a Capitania dos Portos de São Sebastião. De acordo com o comandante Alessandro de Sousa, não foi constatada nenhuma irregularidade durante o único dia em que a fiscalização esteve na praia de Toque Toque Pequeno, na atual temporada. O comandante afirma que serão feitas novas visitas ao local.
Sousa aponta, no entanto, a necessidade de o município ter um “plano de ordenamento de orla”. O documento serviria para delimitar áreas para banhista, prática de esportes aquáticos, banana boat, dentre outras atividades. “Se for o caso, poderia até proibir o tráfego de embarcações em determinadas praias”, exemplifica o comandante. Segundo ele, compete à Prefeitura a elaboração do plano.
Sousa lembra que as embarcações podem se aproximar da praia, desde que façam em baixa velocidade (até 6km/h), perpendicular e em área onde não há banhistas.


Foto: Divulgação

Comentários