Sem organização, turistas partem para briga na fila







Homens brigam em meio à fila na rua Ubatuba, na Vila Amélia
Mara Cirino
O que era para ser um dia de lazer, com a tão esperada chegada em Ilhabela, se transformou em estresse e brigas no Centro de São Sebastião. Sem orientação para onde seguir, turistas formaram filas em diversos sentidos. Com o cansaço, calor e estresse do momento, não demorou muito para que os ânimos se elevassem e que a situação se transformasse em confusão.
Fato se deu entre as ruas Ubatuba Armando Salles de Oliveira, na Vila Amélia, ondealgumas pessoas chegaram às vias de fato quando uma delas tentar ‘furar’ a fila e não querer retornar.


“Eles começaram a bater, um homem pegou o outro e passou a lhe desferir soco”, contou o morador Luiz Roberto Silva, que fotografou a cena.
Os amigos Maria Eduarda Cavalcante e Gabriel Borges, ambos de 14 anos e também moradores nas imediações, ficaram assustados com o que viram a ponto de acionar a Guarda Civil Municipal (GCM)para ajudar a controlar o transito porque não conseguiam achar agentes de trânsito. “Tem um monte de placa e ninguém sabe para onde tem de ir”, disseram os amigos.
Uma viatura com dois agentes chegou na equina das duas ruas por volta das 16h, momento que conseguiram organizar o trânsito e acalmar os ânimos.


Sem vazão
De acordo com as informações de Fabio Marcelo Moura dos Santos, do Centro de Operações Integradas (COI), da Secretaria de Segurança Urbana (Segur) de São Sebastião, o fato de haver apenas quatro balsas em operação não foi suficiente para dar vazão ao fluxo de veículo que chegou no município com vistas à Ilhabela.
“Os carros cortam a cidade e balsa não consegue atender a demanda, complicando o trânsito aqui na cidade”. Segundo ele, foi empenhando todo o efetivo para evitar os transtornos, mas o volume de carro ainda é muito grande, não tendo o respaldo para que as embarcações do Dersa consigam atender a demanda.
Em nota, a empresa informou que para atender a grande demanda neste feriado de Ano Novo, a Travessia São Sebastião – Ilhabela opera com quatro embarcações em sistema bate e volta a fim de garantir a operação em sua capacidade máxima (390 veículos por hora). A Dersa recomenda, ainda, que antes de se dirigirem à fila, os usuários se informem sobre as condições da travessia por meio do Twitter - @Travessiasdersa -, pelo telefone 0800 77 33 711 e pelo site da DERSA - http://www.dersa.sp.gov.br e prefiram os horários de menor movimento – entre 23h e 10h.


Em relação à organização da fila de embarque, ela esclarece que funcionários administram a fila dentro da área sob sua jurisdição. “A Companhia não tem competência para atuar no viário municipal”, informa e acrescenta que a previsão de retorno das embarcações em reforma é ainda dentro da temporada de verão.


Foto: Luiz Roberto Silva/Divulgação

Comentários