Sectur abre exposição “Sala Retro” com grande acervo de raridades







Luciano Vieira | PMSS

Rádios, discos, bicicletas e muito mais, estão à disposição para apreciação do público

Quer saber o que a vovó fazia para passar o tempo em casa? Você acha que sempre existiu a televisão? A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) promove nessas férias de verão a exposição “Sala Retro – Viaje nos tempos da Vovó”. Os objetos são do acervo pessoal do funcionário da secretaria, Dílson Almeida e de amigos convidados.

A exposição foi montada pelo próprio Dílson com a colaboração de Tuca Pontes na montagem do cenário e Agnaldo Silva na infraestrutura, ambos da equipe da Sectur. A ideia para a montagem da exposição surgiu dos próprios funcionários da pasta que estimularam Dílson a expor as peças que coleciona. “Todo mundo me pediu pra fazer essa exposição, sempre me cobraram; levei essa ideia à nossa secretária, Marianita Bueno, e ela abraçou a iniciativa”, disse.

Estão expostos discos de vinil, capas clássicas, rádios dos mais variados tipos e tamanhos, máquina de fotografar, máquina de escrever, gramofone e muito mais. Um dos espaços mais charmosos da exposição é a sala de estar. Foi recriada uma sala de casa, inspirada naquelas de antigamente, onde as pessoas se reuniam no horário nobre, para escutar as rádio novelas e notícias do Brasil e do mundo.

Uma das relíquias na exposição, é o primeiro compacto lançado por Michael Jackson, após sua saída do Jackson 5. O disco foi um grande hit do cantor, no início da década de 70, sucesso absoluto nas rádios do mundo. Por ser raridade, este pequeno vinil é considerado “mosca branca” pelos colecionadores.

A exposição é aberta ao público e fica na Sectur até o Carnaval. Nos finais de semana, a vitrola ficará tocando um som ambiente para apreciação dos visitantes.

(CH/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários