Secretaria de Saúde faz avaliação em 10 mil pessoas para diagnosticar sintomas de tuberculose







Durante um período de 15 dias a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião, por meio da Vigilância Epidemiológica, interrogou 10.914 pessoas na ação que faz parte da “Busca de Sintomáticos Respiratórios” e tem como principal objetivo detectar o paciente para a realização do exame de escarro que ajuda a identificar doentes com tuberculose. Do total do universo interrogado foram identificadas 59 pessoas com tosse há mais de três semanas e destas, 23 colheram exame de baciloscopia, para o diagnóstico da tuberculose, sendo que apenas duas tiveram o resultado positivo da doença e já iniciaram o tratamento.
Embora este tipo de atividade seja realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) duas vezes ao ano – geralmente em março e novembro – é feita uma campanha de intensificação das buscas.
Segundo a enfermeira Milene Cordeiro de Lima, com a detecção da doença em um estado inicial fica mais fácil o tratamento e consequentemente a cura. “Esta é uma oportunidade de se identificar de maneira bastante precoce os sintomas da doença que, se tratada desde o início, tem grandes chances de cura. A tuberculose é uma doença grave e ainda é a causa morte de muitos pacientes”, comentou.

Comentários