Sabesp se mobiliza para não faltar água no verão e mira foco na Costa Sul de São Sebastião





Acácio Gomes


A Sabesp do Litoral Norte preparou uma série de medidas para que a população das quatro cidades e os turistas/veranistas que visitam a região não sofra com a falta d’água. De acordo com as Prefeituras do Litoral Norte, estão previstos cerca de 4 milhões durante a alta temporada (que vai até o Carnaval).
Para garantir a normalidade do abastecimento, a concessionária investiu algo em torno de R$ 6,7 milhões para melhorar as condições das captações, ampliação dos reservatórios e redes de abastecimento e intervenções pontuais nos municípios.
Além disso, segundo a Sabesp, foi montada uma megaestrutura e esquemas especiais, principalmente para a virada do ano, época de maior pico no consumo de água. São 24 geradores de energia, 15 conjuntos moto-bombas para revitalização de sistemas de abastecimento de água, 10 Polos Avançados de Atendimento, 12 equipes eletromecânicas e uma de calderaria, 11 caminhões-pipa e equipes de motos para agilidade no deslocamento nesta época do ano, quando o tráfego é intenso.


Uma das grandes preocupações da Sabesp foi focar boa parte dos investimentos na Costa Sul de São Sebastião, região que anos atrás registrou problemas de abastecimento em função do alto consumo.
“Fizemos um trabalho grande em Maresias no controle de vazamentos, caça-fraude. Fizemos recuperação na captação, na estação, reforço nas redes de distribuição, ampliação de rede. Em Boiçucanga fizemos o mesmo serviço e mandamos para o bairro novos reservatórios, que vai melhorar o abastecimento a partir de janeiro. Fizemos melhorias ainda no Guaecá, furando poços, que vai aumentar em 60 m³ o abastecimento para o Guaecá e Barequeçaba”, disse o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro.
Ele ressaltou que a Costa Sul de São Sebastião é a que mais cresce no Litoral Norte e por isso essa preocupação da Sabesp tanto na questão do abastecimento de água, como a do tratamento de esgoto. “São grandes condomínios, casas grandes, então o consumo per capita é alto. Há 10 dias entregamos esgoto em Paúba, Baleia, Sahy”.


Ainda de acordo com a concessionária serão 300 funcionários que atuarão em sistemas de plantão permanente no período entre dezembro e março de 2014. Para atender a população, o call center da Sabesp funcionará 24 horas, com mais de 100 postos de atendimento, pelo telefone 0800 055 0195.
“Nós trabalhamos muito, mais de 80 ações durante este ano. Estamos preparados para atender a população, mas precisamos de uma contrapartida da população e dos turistas/veranistas. Se todo mundo evitar desperdício, passaremos uma temporada tranqüila”, ressaltou Bosco.


Calor ou chuva?
O superintendente da Sabesp do Litoral Norte, José Bosco Fernandes de Castro, fez questão de desmistificar o estereótipo de que quando chove falta água. “É uma lógica estranha. Toda vez que chove, por que falta água? É porque temos uma característica diferente. Nossos mananciais estão na serra, então quando chove forte vem a enxurrada e mexe no leito do rio. Aquele barro acaba descendo para o manancial. Por conta disso temos que interromper o abastecimento e parar a estação de tratamento. Com o barro, acaba entupindo os maquinários”, explica.
Já ao contrário, ou seja, o calor forte pode incitar a pessoa a consumir mais água. “Sem chuva é mais fácil, o sol favorece o tratamento da água. Mas mesmo assim insistimos em pedir o racionamento. Porém, o importante é ressaltar que nossos mananciais estão com nível bom de água e os nossos reservatórios também. Então é preferível um calor forte do que uma chuva forte”, avaliou o engenheiro.


Confira algumas dicas para economia de água:
- deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;
- antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
- acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar;
- evite lavar a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local;
- evite lavar o carro com mangueira; use balde.

Comentários