Programa “Inglês sem Fronteiras” prorroga inscrições para mais de 14 mil vagas






O MEC (Ministério da Educação) adiou para 3 de janeiro o fim do período de inscrições para o programa “Inglês sem Fronteiras”. As inscrições podem ser realizadas por meio do site do programa (http://isf.mec.gov.br/). Além disso, a data de início das aulas também foi prorrogada para 20 de janeiro. Ao todo, estão disponíveis 14.760 vagas em cursos presenciais gratuitos de inglês para estudantes de ensino superior.


Para concorrer às vagas, os interessados devem preencher requisitos como ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado; possuir matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas; participar ativamente no curso My English online, estando nos níveis 2, 3, 4 ou 5 e com inscrição validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas; ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.
Quatro tipos de candidatos serão priorizados para efeitos de classificação, sendo eles os estudantes de graduação de cursos das áreas atendidas pelo programa Ciência sem Fronteiras; estudantes que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação; estudantes que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso e com maior índice de rendimento acadêmico, conforme parâmetros da própria universidade e, por fim, bolsistas e ex-bolsistas do programa Jovens Talentos para a Ciência de qualquer curso de graduação.


Os cursos ministrados no programa abordarão o desenvolvimento de habilidades linguísticas, bem como a preparação para exames internacionais de certificação de fluência em língua inglesa. A carga horária dos cursos estabelece quatro aulas semanais de 60 minutos de duração, que serão distribuídas em pelo menos dois encontros durante a semana, em locais e horários definidos pela universidade ofertante. A duração dos cursos pode varias entre 30 e 120 dias.


Projetos de pesquisas
O Santander está com as inscrições abertas para a concessão de bolsas de estudo no Reino Unido para projetos de pesquisa.
O programa é válido para o ano acadêmico de 2014-2015 e serão aceitas inscrições até o dia 31 de janeiro de 2014.
Os estudos serão realizados na Universidade de Saint Antony, no Reino Unido. Serão aceitas propostas de pesquisas relacionadas à Espanha e Portugal modernas, suas relações com a União Europeia e a América Latina, e a política global.
A bolsa tem um valor de 17 mil libras e os candidatos devem enviar seus currículos, uma descrição de 3 a 5 páginas da proposta de pesquisa e o nome de duas pessoas que podem ser consultadas para referência acadêmica.
Mais informações podem ser encontradas no site oficialhttp://www.sant.ox.ac.uk/esc/fellowships/santander.html


Foto: João Neto/MEC

Comentários