Morador denuncia vazamento de esgoto no rio Negro, em Barra do Sahy







Ponto de vistoria na rua Joaquim Manoel de Macedo, na Baleia
Cristiane Lopes


Um morador de Barra do Sahy, que pediu para não se identificar, denunciou vazamento de esgoto no rio Negro, que, assim como o Sahy, desembo na praia. Segundo ele, o fato ocorreu no período da noite e se repetiu até a última terça-feira por pelo menos quatro vezes. O primeiro vazamento ocorreu na noite do dia 22 de novembro, por volta das 21h, do ponto de vistoria localizado no final da rua Joaquim Manoel de Macedo, em frente à estação de bombeamento da Sabesp. A Sabesp foi acionado pelo 0800 e por volta das 22h um funcionário esteve no local. O problema teria sido resolvido, no entanto o reclamante declarou que ocorreu outros três vazamentos. Já a Sabesp alega que “tomou as devidas providências de acordo com o plano de contingência da empresa”.
“Recentemente foi aprovada a criação de uma Área de Preservação Ambiental no local para desenvolver também o turismo. Mas como atrair visitantes com uma situação dessas, que gera impactos ambientais e também prejuízos econômicos?”, indagou o reclamante.
O morador tirou várias fotos do local do vazamento. “Eles até abriram a vala no fim da rua para todo o esgoto drenasse mais rápido para o rio (Negro) e não alagasse a rua” apontou o morador. “Eventos como a ‘Fuga das Ilhas’ ocorrem na praia, que recebe as águas dos rios Negro e Sahy. Eles querem fazer todo mundo nadar na m...”, desabafou.


Procurada, a Sabesp informou que o vazamento identificado no dia 22 de novembro “ocorreu devido ao deslocamento de uma curva existente na tubulação de transporte de esgotos, da Estação Elevatória Final para Estação de Tratamento, junto a um bloco de ancoragem da tubulação nas proximidades da elevatória final”. Sobre a denúncia do morador, que de havia sido aberta uma vala para a drenagem do esgoto para o rio, a Sabesp afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “não executou abertura de vala, e sim o conserto do vazamento ocorrido no dia 22/11. Fez-se necessário o desligamento da referida Estação Elevatória Final, cujo conserto foi realizado com um reforço por meio de cabos de aço”, disse a empresa.


A Sabesp também declarou que além do acompanhamento da elevatória, “foram disponibilizados três caminhões a vácuo, visando a coleta dos efluentes e limpeza dos locais. O serviço de reparo e retorno de sua operação da linha de recalque ocorreu às 22h, do dia 22”. Ainda de acordo com a empresa, “o Sistema ETE Baleia/Sahy, possui uma Licença de Operação a Título Precário da CETESB para a fase de testes e de pré-operação, e ainda não opera em plena capacidade, porque nem todas as ligações à rede coletora foram solicitadas”.


Foto: Divulgação

Comentários