Morador dá um basta a descarte irregular de resíduos e “fecha rua” no Portal





“A prefeitura vem aqui, limpa, e no dia seguinte a sujeira está aqui de novo”, afirma
Cristiane Lopes


Inconformado com a prática de alguns vizinhos de despejar podas de árvores, lixo orgânico e materiais recicláveis na praça do Portal da Olaria, um morador da Rua das Crianças chegou ontem ao seu limite: ele usou os próprios resíduos descartados pelos moradores para fechar um trecho da rua em sinal de protesto. “Não quero acusar ninguém, nem tampouco culpar a prefeitura, apenas sensibilizar o poder público para que notifique os moradores da rua, no trecho entre o Clube Portal da Olaria e a praça”. Ainda de acordo com ele, a situação se repete há anos. “Funciona na base do ‘tirei da minha porta e está tudo certo’”, reclama o munícipe, há 25 anos morador do bairro.


“A prefeitura vem aqui, limpa, e no dia seguinte está essa sujeira aqui de novo”. Ontem, ao avistar um rato no meio do lixo e das podas, o munícipe tomou a atitude de dificultar o trânsito na via a fim de chamar a atenção da população para o problema. A ação durou cerca de 1h40, entre 13h e 14h40. Até a chegada de um trator e um caminhão para o recolhimento do lixo. “Não estou colocando a culpa na administração, só que eu acho que deveria haver mais fiscalização e notificação. Há uma placa aqui informando para não se jogar lixo e entulho e ninguém respeita”. No caso das podas, o morador acredita ser fácil identificar quem está descartando o material de forma incorreta: “basta descobrir quem realizou poda recentemente e notificar”, argumenta.
Prefeitura


Em resposta à situação relatada pelo munícipe, a Prefeitura de São Sebastião destacou que recebeu a denúncia e providenciou a limpeza da área. “No entanto, a administração orienta ao morador que constatar o despejo irregular de entulhos, poda e lixo em via pública a registrar a denuncia por meio do telefone 0800 770 0776 (Ouvidoria da Secretaria de Meio Ambiente) para que possa ser feita a autuação, tendo em vista que este tipo de ação é caracterizado como irregular de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
A prefeitura ressalta que “é importante deixar claro para a população que, no caso de podas e entulho de construção civil, o correto é o munícipe contratar caçambas apropriadas para dar a destinação final correta do material e no caso de lixo orgânico e reciclável, o morador deve ficar atento aos horários em que os caminhões de coleta passem pelo local”.
A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião desenvolve um trabalho de educação ambiental chamado “Porta a Porta”, que orienta as famílias sobre a maneira correta de descartar resíduos (lixo orgânico e sucata).


Foto: Divulgação

Comentários