Manifesto cultural reúne comunidade da Costa Sul em prol da Praça Pôr-do-Sol





Comunidade abraça a Praça Pôr-do-Sol como sinal de carinho pelo centro cultural
Jessyca Biazini


Artistas e moradores da Costa Sul ocuparam a Praça Pôr-do-Sol, em Boiçuganga, para uma celebração cultural, chamada pela comunidade de “Manifesta”. Das 15h até a meia noite do sábado (7), artistas locais apresentaram seus trabalhos para a comunidade gratuitamente e venderam bebidas e comidas com o objetivo de levantar fundos para fazer manutenções no local.
A organização ficou a cargo do “Coletivo Manifesta”, criado por moradores daquela região para a realização do evento de sábado, cujas propostas foram: oferecer um evento cultural para a comunidade e turistas; alertar sobre os problemas do espaço cultural; arrecadar verba para consertar os problemas mais emergenciais, tais como banheiro e salas; e principalmente manifestar-se/expressar-se como cidadãos, entre outras.


Para Debora Dias, integrante do coletivo, o Manifesta é um movimento cultural pelo espaço. “O local não recebe apoio há anos, não tivemos outra opção a não ser colocarmos a mão na massa”. “Todos trabalhamos voluntariamente e o resultado foi maravilhoso”, revela emocionada.
“Bom ver que é possível realizar um evento com artistas locais tendo em vista a pouca estrutura que temos. Imagina se a praça fosse apropriada para as atividades da comunidade. Estamos escrevendo uma nova história de um movimento através do carinho e cuidado”, explica Debora.
O evento que contou com bandas e cantores de diversos estilos, apresentações de dança e teatro, show circense, culturas tradicionais - como a capoeira e o maracatu -, além de exposições e performances, teve um momento inusitado. Durante o pôr-do-sol, sem terem combinado, os organizadores e o público deram um abraço coletivo na praça. De mãos dadas demonstraram o amor pela cultura e o carinho pelo centro cultural.
A Praça Pôr-do-Sol é um espaço público, utilizado para as oficinas culturais, reuniões comunitárias do bairro e outras atividades artísticas. O “Coletivo Manifesta” pretende dar continuidade ao evento que pode ser acompanhado pelo Facebook (pesquise Manifesta).


Foto: Nicia Guerreiro / Divulgação

Comentários