Guarda Mirim conta agora com micro-ônibus no projeto





Emenda parlamentar proporcionou a compra do veículo
O projeto social Guarda Mirim, de São Sebastião, pioneiro no Litoral Norte, começa a semana com uma boa notícia. Agora os alunos poderão contar com um micro-ônibus objeto de emenda parlamentar do deputado estadual Padre Anfonso Lobato, que foi entregue no último sábado, em evento realizado na cidade de Lorena, Vale do Paraíba.
A chave do veículo foi recebida pelo secretario municipal de Segurança Urbana Mucio Alvarenga, que representou o prefeito Ernane Primazzi, (PSC), no evento.
O veículo, com 14 lugares, totalmente adaptado e equipado para atender os adolescentes e alunos com mobilidade reduzida, foi conquistado pela Guarda Mirim por meio de emenda do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), que ficou sensibilizado com o projeto durante visita ao município, em 2011.
Em Lorena, o deputado elogiou a iniciativa do prefeito Ernane em criar a Guarda Mirim. Segundo ele, o projeto proporciona aos jovens condições de desenvolver seu caráter com dignidade, boa educação, respeito ao próximo e mais qualidade de vida. “É uma oportunidade que os afasta das ruas, das más influências, do aliciamento das drogas, promovendo também a cidadania, o civismo e educação”, destacou. Atualmente um veículo da Secretaria de Educação (Seduc) faz o transporte dos adolescentes do projeto que moram nos bairros da Costa Norte. Os jovens que residem na Costa Sul recebem passe para o transporte coletivo.


Historia
A Guarda Mirim, com sede em Barequeçaba, iniciou suas aulas em agosto de 2011 e está formando a sua segunda turma, com 57 alunos. A primeira foi concluída com 56.
Em fevereiro de 2014 começam as aulas para a terceira turma, com 80 pessoas.
De acordo com o subcomandante da Guarda Mirim, a grande maioria - aproximadamente 90% - dos alunos já conquistou o primeiro emprego, um dos objetivos do projeto.
Entre as atividades realizadas pelos alunos estão as aulas de Matemática, Língua Portuguesa, Ética, Cidadania, Educação Física, Jiu Jitsu, Defesa Civil, Primeiros Socorros e Música.


Foto: Wiliams Clementino/PMSS

Comentários