Governo do Estado entrega hoje obras que ampliam a coleta e o tratamento de esgoto






Investimento da Sabesp beneficia cerca de 30 mil moradores e turistas das costas norte e sul do município, além de melhorar a qualidade das praias Baleia, Sahy, Paúba e Enseada
O governo de São Paulo, por meio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), entrega nesta quarta-feira, obras de esgotamento sanitário que beneficiam a costa sul e norte de São Sebastião. O investimento faz parte do Programa Onda Limpa e beneficia diretamente cerca de 34 mil moradores na alta temporada.
Serão entregues o sistema Baleia/Sahy, composto por 7,8 quilômetros de redes, sete estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgotos com capacidade para tratar até 40 litros por segundo.
Também na costa sul, a Sabesp entrega o sistema Paúba, composto por uma estação de tratamento de esgoto com capacidade para 30 litros por segundo, três estações elevatórias e 4,7 quilômetros de redes coletoras.
Os dois sistemas beneficiam diretamente uma população de 24 mil pessoas na alta temporada nos bairros Barra do Sahy, Baleia e Paúba.
Na Costa Norte, serão entregues três estações elevatórias de esgoto, 2,5 mil ligações de esgoto e mais 17 quilômetros de redes coletoras nos bairros Enseada, Jaraguá e Canto do Mar. Essas redes somam-se às existentes, totalizando 34 quilômetros e beneficiando 10 mil pessoas. Com esses investimentos, o Programa Onda Limpa ampliará o índice de cobertura em esgotos em São Sebastião, passando de 52% para 68%.


Evento
O evento será realizado no campo da Vila Sahy, às 13h. Em seguida haverá visita à ETE Baleia. Estarão presentes o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, o Diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente, João Paulo Tavares Papa, o superintendente regional da companhia, José Bosco Fernandes Castro, o prefeito Ernane Primazzi, entre outras autoridades. Após a cerimônia será feita uma visita à ETE Baleia.


Abastecimento de Água
Durante o evento também serão anunciadas as obras que vão ampliar e melhorar o abastecimento em Boiçucanga.
Serão feitas uma estação elevatória de água bruta, adutora de água bruta, estação de tratamento de água (ETA), estação elevatória de água tratada, adutora de água tratada, 20 quilômetros de redes de água, além de 1.873 novas ligações para toda a comunidade, beneficiando 12 mil pessoas. As obras têm prazo de 24 meses.

Comentários