Gestores e docentes do município concluem primeiro ciclo de Pacto de Alfabetização







Beatriz Rego/PMSS

Pnaic irá beneficiar diretamente cerca de quatro mil estudantes da rede municipal através dos novos alfabetizadores

O workshop do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que aconteceu na manhã de hoje (11) no Teatro Municipal de São Sebastião, marcou o encerramento do primeiro ciclo das ações programadas que visam à alfabetização de crianças até os oito anos.

O evento fez parte das atividades do curso de formação de professores alfabetizadores e teve como finalidade a troca de experiências e a reflexão sobre as práticas que contribuem para a alfabetização e letramento dos estudantes da rede municipal.

Para a secretária da Educação Ângela Couto, o encerramento deste ciclo foi marcado por diversas conquistas coletivas. “É um prazer finalizar esta etapa. Quando assinamos o Pnaic, no início do ano, sabíamos que teríamos um compromisso muito sério pela frente”, disse.

De acordo com a secretária, 150 cursistas estão concluindo esta formação do Pacto, que teve seu início em maio de 2013 com três grupos – um na Costa Sul, um no Centro, e outro aos sábados. “Tivemos 134 professores alfabetizadores, 14 coordenadores e dois diretores, que vão beneficiar diretamente cerca de quatro mil estudantes da rede municipal que fazem parte do ciclo de alfabetização”.

Ângela citou ainda que o empenho dos professores que participaram neste processo de formação foi importante e satisfatório. “Foi um grande desafio para todos que tiveram que ficar longe de suas famílias, de suas casas, para se aperfeiçoar. Iniciaremos um novo ciclo em 2014 e acredito que será também de muito sucesso”, completou a secretária.

A professora Simone Aparecida dos Santos, da EM Maria Alice Rangel, partilhou suas experiências sobre a prática pedagógica dos alfabetizadores que participaram da formação continuada. “O Pnaic irá colaborar mais ainda na metodologia e na aplicação de novas ações que contribuam para que os alunos possam estar completamente alfabetizados ao final do 3º ano do ensino fundamental”.

Apresentaram-se ainda no workshop os professores José Carlos dos Santos, da EM Maria da Conceição de Deus Santos, Magali Aparecida de Oliveira Camargo, da EM Nair Ribeiro de Almeida, e Tânia Brisson da Costa Dias, da EM Solange de Paula.

A formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Alfredina Nery, ministrou uma palestra durante o workshop. A professora é formada em Letras, e Mestre em Psicologia da Educação. Atualmente é consultora pedagógica dos sistemas públicos de ensino nas áreas de Linguagem, Língua e Leitura.

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários