Enfermeiros da rede municipal de Saúde participam de capacitação no Cemin






Luciano Vieira/PMSS

No primeiro dia de atividade enfermeiros aprenderam as noções teóricas, na sexta é a vez da aula prática

Um grupo de 35 enfermeiros da rede municipal de saúde e do Programa de Saúde da Família (PSF) de São Sebastião, começou na manhã desta quarta-feira (4) a participar de um curso de capacitação sobre a importância do teste rápido de HIV e Sífilis.

A ação promovida pelo Centro Municipal de Infectologia (Cemin) acontece até a próxima sexta-feira ( 6) na Unidade Básica de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, na Topolândia, região central da cidade.Hoje (quarta-feira 4), os profissionais passaram por aulas teóricas sobre acolhimento, aconselhamento e informações sobre HIV, Sífilis e Biosegurança. Na sexta-feira (6) os enfermeiros aprenderão na prática como fazer o teste rápido.

De acordo com a coordenadora municipal do Programa DST/AIDS Leda Nicolau, o objetivo é descentralizar o serviço. “Nós queremos garantir que os testes rápidos sejam feitos em vários pontos da cidade propiciando com isso um diagnóstico das doenças e o encaminhamento dos pacientes para o tratamento adequado”, explica.

Após esta etapa de treinamento os enfermeiros estarão aptos a realizarem estes exames nas Unidades Básicas de Saúde e também durante as ações do Programa Saúde da Família (PSF).

(JC/VM)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários