Capitania presta homenagem a estudantes e ‘novos’ amigos no Dia do Marinheiro





Estudantes receberam medalhas e certificados pela participação no concurso de redação
Mara Cirino


Como parte das homenagens ao Patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré, foi realizada no último sábado, na Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião, a solenidade alusiva ao Dia do Marinheiro. O evento contou com a participaão de oficiais, prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, pais e amigos dos agraciados.
Na ocasião, o comando da Marinha do Brasil no Litoral Norte entregou medalhas e certificados a alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas participantes do concurso de redação que teve como tema a operação “Cisne Branco” que busca despertar na comunidade escolar o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha e as coisas do mar.


Do Ensino Fundamental do Instituto Raízes, de Boiçucanga na Costa Sul de São Sebastião, foram vencedores os alunos Joana Maria (1ª colocada), Renato Basso (2º) e Olivia Guidotti (3ª). Na mesma categoria, pela Escola Estadual Colônia dos Pescadores, de Caraguatatuba, receberam a medalha Arielle Stephanie Filadelpho, que ganhou como a melhor redação do ensino fundamental entre as cidades participantes, e Rayanny Caroline Soares Domingues (2ª).
No Ensino Fundamental, destaque para A escola Estadual Maísa Theodoro da Silva, de São Sebastião, com os alunos Julia de Las Vegas Costa, também com melhor redação em sua categoria, Vitoria Quirino da Luz (2ª) e Renan dos Anjos Pereira (3º).
Já o Instituto Raízes trouxe como vencedores os alunos Lucas Garcia dos Reis (1º colocado) e Rodrigo Basso Furtado de Oliveira (2º).
Estiveram presentes com os estudantes a professora de língua portuguesa da escola Maísa, Mariza Ruivo, a coordenador pedagógica do instituto, Vera Lúcia Basso e o também professor de Português José Reinaldo Silva.


Novos amigos
Também foram agraciados com homenagens pessoas que, de alguma forma, tem ligação do a Marinha e foram ‘apresentadas’ pela Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) sendo reconhecidas pelos relevantes serviços prestados à instituição e a indicação aceita pelo comandante do 8º Distrito Naval.
As medalhas foram entregues a Fernando Antonio Gonçalves da Silva, Gutemberg Sousa, vereador Jair Pires, Marcos Miranda dos Santos, à secretária de Cultura e Turismo de São Sebastiao, Marianita Bueno, Matheus Lopes Ribeiro Pendio, Osvaldo Gomes Filho, Angelo da Rocha e José Carlos Scudelari.
Para o comandante da Delegacia da Capitania dos Portes, capitão de fragata Alexandre Motta de Sousa, essa homenagem é um ato de mor à Pátria ao relembrar os atos feitos pelos heróis do passado e cultivar a mentalidade de cidadania e justiça ao País e carregar esses ensinamentos até os dias de hoje.
A cerimônia de sábado também serviu para homenagear os militares que durante o semestre se destacaram pela dedicação aos diversos serviços inerentes à organização militar. Foram agraciados à ordem o 3º sargento armamentista Jorge Lisandro de Araújo Silva, o cabo de processamento de dados Neilor Faria de Moraes e o marinheiro Thiago Augusto Silva dos Santos.


Histórico
O Almirante Tamandaré nasceu em 13 de dezembro de 1807 e contribuiu para resguardar o Império da desagregação política e territorial, promovendo a concórdia e a paz, sendo um modelo de intrepidez, lealdade e ética.
Ele faleceu no Rio de Janeiro em 20 de março de 1897 e, em 13 de dezembro de 2004, teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.
“Por este motivo, a Marinha do Brasil rememora o exemplo deste marinheiro, bem como os seus valores, os quais servem de inspiração para que continuemos firmes, seguindo em frente mesmo diante das dificuldades, certos de que as conquistas somente serão alcançadas com muita dedicação a esta Imensa Nação Brasileira”, explica Sousa.


Foto: Mara Cirino/IL

Comentários