Cães e gatos estão à disposição de adoção no CCZ do Jaraguá






Luciano Vieira | PMSS

Animais encontram-se aos cuidados dos veterinários do CCZ

São machos e fêmeas, filhotes e adultos devidamente castrados e vacinados contra a raiva

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) na Costa Norte, mantido pela Secretaria de Saúde continua com a adoção de filhotes de cães, gatos, machos, fêmeas e adultos.

Os animais são castrados e vacinados contra a raiva. E por falar em vacina, até o fim do mês os veterinários vacinarão gratuitamente os bichinhos e distribuirão as carteirinhas de vacinação; para usufruir do benefício, basta que os interessados compareçam ao CCZ.

Para a veterinária responsável Wânia de Araújo Moreira, os animais destinados à adoção estão bem cuidados e são carinhosos. “Adotar é um ato de amor e eles precisam de um lar”, comentou.

Os interessados na adoção devem procurar o Centro de Controle de Zoonoses munidos de RG, CPF e comprovante de residência. Vale ressaltar que somente maiores de 18 anos podem adotar os bichinhos.

Posse responsável

Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade que pode durar anos. Antes de receber um cão ou gato em casa é essencial refletir sobre os deveres de um dono responsável.

Existem dez regras básicas que precisam ser seguidas por todos que desejam ter animais em casa

1 – Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2 – Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3 – Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, personalidade, peculiaridades, espaço físico.

4 – Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira-guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5 – Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.

6 – Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7 – Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8 – Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.

9 – Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip).

10 – Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Serviço: O CCZ fica no Jaraguá, na Costa Norte da cidade, à avenida Dário Leite Carrijo, 2598. O telefone para contato é o (12) 3861-2555. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h.

(RI/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários