400 alunos recebem certificado de cursos profissionalizantes do CIP de São Sebastião





Maioria dos cursos é realizada em parceria com o Senai e participantes aguardam oportunidades no mercado de trabalho
O Centro Integrado Profissionalizante (CIP) realizou a formatura de 400 alunos que concluíram diversos cursos oferecidos este ano pela unidade. A cerimônia para entrega dos certificados foi na Escola Municipal da Topolândia.
Na ocasião, além dos formandos, dezenas de familiares e amigos dos alunos acompanharam a solenidade, que ainda contou com a presença do prefeito Ernane Bilotte Primazzi, a secretária da educação Angela Couto, o vereador Ernane Primazzi (Ernaninho) e o diretor geral regional do Senai, Walter Vicioni Gongalves.
Entre os cursos concluídos estão: pizzaiolo, salgadeiro, confeiteiro, manipulador de alimentos, massas e molhos, informática básica, assistente administrativo, auxiliar de logística, pintura, hidráulica, pedreiro revestidor, design de sobrancelhas, manicure e pedicure.
O centro profissionalizante é uma iniciativa da Prefeitura de São Sebastião, promovida pela Secretaria da Educação. Com exceção de três cursos, todos os outros são realizados em parceria com o Senai. Em média, têm carga horária de 160 horas de duração.
O prefeito Ernane Primazzi falou sobre a importância desses cursos para a população e como eles contribuem para uma melhor colocação no mercado de trabalho. Ele ainda elogiou a participação e empenho da turma de formandos, que levou as atividades até o fim.
Segundo Primazzi, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter qualificação, por meio de cursos profissionalizantes, contribui na hora de conseguir emprego.


“Não podemos dar uma garantia de que todos sairão empregados após a formatura, mas com certeza todos já têm um diferencial e saem à frente das outras pessoas na busca por trabalho. As chances de bons resultados aumentam com certeza”, completou.
A secretária da Educação, Angela Couto, ressaltou o trabalho que é realizado pelo CIP e como ele é levado a sério para atingir seus objetivos, de qualificar mão de obra e ajudar a população em geral a se restabelecer no mercado profissional.
Quem também esteve no encontro e ministrou uma palestra aos formandos foi o advogado Samir Toledo. Ele abordou o tema “valorização profissional”, dando várias dicas que serão úteis no dia a dia dos novos profissionais. Entre os assuntos destacados estava também a questão dos diretos e deveres do trabalhador. Conforme relatou, é importante que as pessoas conheçam seus direitos, mas também saibam que precisam cumprir seus deveres enquanto exercem sua profissão.


Foto: Halsey Madeira/PMSS

Comentários