Reunião do Conseg coincide com posse de secretário da Segur e tem pouca participação







Encontro ocorreu na Escola Municipal do bairro
Durante a reunião mensal do Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul de São Sebastião, ocorrida em Cambury, na noite da última sexta-feira, vários assuntos foram debatidos pelos participantes. O encontro aconteceu a convite da Sociedade Amigos de Cambury (Sacy) e contou com a presença do secretário das Administrações Regionais, Pérsio Mendes; das Polícias Civil e Militar, do engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Meletti e de alguns representantes das associações amigos de bairros.
Em decorrência da posse do novo secretário da Segurança Urbana do município, Múcio Alvarenga, que realizada na mesma data e horário, outros membros do Conseg e até da própria pasta, como a GCM (Guarda Civil Municipal), Defesa Civil e Ditraf (Divisão de Tráfego), não compareceram à reunião para prestigiar o evento. A participação da comunidade também foi bem pequena. Fato lamentado pelo presidente Jorge Celestino Monteiro. “Diferente de outros bairros, onde os moradores comparecem em massa, aqui temos a impressão de que a segurança está boa”, disse. “Perderam uma oportunidade de ouvir os representantes das Corporações Policiais e fazerem suas reivindicações”, frisou Monteiro.
Dentre os temas debatidos, a iluminação pública. “As ruas do bairro estão mal iluminadas e causam sensação de insegurança. Queremos saber o que fazer para reverter a situação”, comentou o presidente da Sacy, Ricardo Alexandre Cesar. De acordo com o Pérsio Mendes, esta é uma batalha constante da Prefeitura, pois os serviços de manutenção na rede elétrica compete à empresa Bandeirante Energia.
Segundo Monteiro, o contribuinte que ver uma lâmpada queimada deve entrar em contato com a empresa para que ela faça a substituição.
Um dos participantes questionou se a iluminação pública passaria a ser municipalizada. O secretário respondeu que a Administração está discutindo a situação porque “não quer ficar com o ônus”.


Convênio
Em breve, a Polícia Militar poderá autuar e multar os condutores de veículos graças a um convênio a ser celebrado entre Município e Estado. Atualmente a competência é da Ditraf. A medida visa dinamizar o atendimento em relação às infrações.
O Conseg também informou que enviará um ofício à Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba para que as escolas estaduais fiquem abertas durante o período noturno. “O argumento da entidade é de que a frequência é baixa, mas elas não podem ser fechadas à noite porque há muitas pessoas que só podem estudar neste horário devido ao trabalho”, enfatizou Monteiro.
Outro assunto debatido foi a Operação Verão desenvolvida pelas Polícias Militar e Civil. Segundo o tenente PM Gonzales, o reforço será maior do que em anos anteriores e deve funcionar na região durante 45 dias. Além dos soldados que atuarão preventivamente, a Costa Sul também contará com policiamento especializado nos horários mais críticos. Os policiais ficarão alojados na base situada em Barra do Una, que receberá os serviços de manutenção em uma parceria entre Prefeitura e Sabu (Sociedade Amigos de Barra do Una).


Estrada do Cascalho e Sabesp
O surgimento de vários buracos na Estrada do Cascalho e a retirada de bloquetes em várias ruas ao longo da região também foram discutidos no encontro. Em 2014, segundo Pérsio Mendes, haverá o recapeamento de toda extensão da Estrada do Cascalho a ser realizado pela PAC – 3 (Programa de Aceleração do Crescimento).
“Antes disso faremos um paliativo com asfalto frio para amenizar a situação”, afirmou.
Com relação ao problema dos bloquetes, o secretário admitiu e declarou que a responsabilidade é das empresas terceirizadas pela Sabesp, as quais retiram o material e não o colocam de volta no lugar quando não a realizam de forma irregular. Para acabar com isso, a Prefeitura mudará a legislação que trata do assunto para, assim, forçar a concessionária a restituir financeiramente o patrimônio público.
O engenheiro do DER falou sobre o acesso ao Sertão do Cacau, na rodovia Rio-Santos. “Aguardamos o estudo para ver como atenderemos a reivindicação”, afirmou. A questão da reativação e implantação de mais lombadas eletrônicas também foi comentada. Fernando Meletti ainda avisou que o processo licitatório apresentou problemas entre as empresas e que uma nova licitação foi aberta.


Foto: Ricardo Faustino/PMSS

Comentários